Transporte
Gratuidade 60+ está de volta
Pessoas com idade entre 60 e 64 anos já podem voltar a circular em ônibus, metrô, trens CPTM e coletivos EMTU sem pagar passagem. Vão precisar usar bilhete único e cartão TOP “carregados” com comprovação da gratuidade.
Desde janeiro de 2021, pessoas com idade entre 60 e 64 anos haviam deixado de ter direito à passagem gratuita no transporte público do Estado. Mas, em dezembro a Prefeitura paulistana já havia recuado e passou a permitir as viagens, perante apresentação de documento comprovando a idade.
Já o Governo do Estado, embora também houvesse divulgado que voltaria com a gratuidade em 2023, até semana passada não havia regulamentado a situação e, assim, metrô, trens e ônibus intermunicipais não haviam retomado a liberação das catracas para esse público.
Como vai funcionar
Antes da interrupção do benefício, pessoas acima de 60 anos usavam o Bilhete do Idoso. Mas, quando a gratuidade foi suspensa, esse tipo de cartão passou a servir apenas para quem tem mais de 65 anos e assim vai permanecer. Ou seja, pessoas que ainda têm o Bilhete do Idoso mas não tinham acima de 65 anos na época da suspensão da gratuidade vão precisar agora de um bilhete único comum.
Mensalmente, o beneficiário deverá recarregar a gratuidade em seu Bilhete Único Comum e quem perdeu o bilhete pode solicitar um novo
As pessoas com idade entre 60 e 64 anos que utilizam os ônibus de São Paulo de forma gratuita, desde dezembro, passarão a contar com uma comodidade maior a partir de 1º de fevereiro, quando poderão recarregar a gratuidade todo inicio de mês no mesmo cartão Bilhete Único, que utilizavam anteriormente.
Para ter acesso à novidade, o passageiro deverá levar seu cartão do Bilhete Único comum e aproximá-lo de um dos equipamentos de recarga dos terminais, estações ou nos ônibus. O procedimento de recarga deve ser feito todo mês.
A gratuidade a pessoas entre 60 e 64 anos foi estabelecida pelo Decreto nº 62.057, de 14 de dezembro de 2022. Desde então, o passageiro nessa faixa etária pode apresentar um documento oficial com foto ao motorista no momento de desembarque.
Segundo a SPTrans, o Bilhete Único traz maior comodidade e conforto, permitindo que os passageiros passem a catraca e acessem a parte traseira do ônibus, onde há mais oferta de assentos. Passageiros que preferem desembarcar pela frente devem continuar apresentando seu documento ao motorista, como prevê o Estatuto do Idoso.
Cartão
Para saber se seu cartão municipal está ativo, basta digitar seu CPF no site https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/consultaCartao/.
Os créditos gratuitos serão concedidos a qualquer pessoa entre 60 e 64 anos que já possui o Bilhete Único cadastrado. Quem ainda não possui deve solicitar no site http://bilheteunico.sptrans.com.br.
Quem já teve um cartão, mas o perdeu ou ele está danificado, pode pedir uma segunda via gratuitamente no site http://www.sptrans.com.br/atendimento.
Atenção!
A gratuidade para pessoas entre 60 e 64 anos, e, portanto, o Bilhete Único Comum, é de uso pessoal e intransferível e a fiscalização será feita por meio das câmeras instaladas no interior dos ônibus. A utilização do bilhete destas pessoas por terceiros levará à suspensão do benefício.
Transporte estadual
Em âmbito estadual, só foi regulamentada a situação dessa faixa etária no sábado passado, quando foi publicado o decreto que retoma o transporte público gratuito para idosos entre 60 e 64 anos no transporte coletivo de passageiros administrados pelo Estado de São Paulo.
Com o decreto, esse público poderá usufruir do transporte gratuito no metrô, nos trens, no VLT e nos ônibus intermunicipais, por meio de bilhete eletrônico de uso pessoal e intransferível.
Os cidadãos elegíveis interessados deverão solicitar os cartões nos postos e canais autorizados. Segundo o Governo do Estado, o benefício será implementado em até 15 dias. O Decreto 67.455 regulamenta a Lei nº 17.611.
No sistema metroferroviário, o transporte público para idosos será por meio do Cartão TOP ou Bilhete Único. Além dos trens e do metrô, o cartão TOP também poderá ser utilizado no sistema de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.
Já no VLT da Baixada Santista e nos demais serviços gerenciados pela EMTU nas Regiões Metropolitanas de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sorocaba, o benefício será operacionalizado por cartões de bilhetagem eletrônica emitidos pelas concessionárias e/ou permissionárias de cada região. Os detalhes ainda serão publicados por meio de resolução da Secretaria dos Transportes Metropolitanos na próxima semana.
Como solicitar no Cartão TOP
O passageiro desta faixa etária que já possui um cartão TOP não precisará solicitar outro, apenas encostá-lo em um validador (abelhinhas) nas estações do Metrô, CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade e em terminais e ônibus intermunicipais da EMTU para habilitar o benefício.
Para quem ainda não tem o cartão TOP, após a solicitação e chegada do cartão, basta encostar no validador para liberar a gratuidade. A solicitação do cartão TOP pode ser feita via Aplicativo TOP ou por meio de agendamento em um dos estabelecimentos parceiros.
No app, é necessário seguir o passo a passo, inserir os dados e agendar a retirada do cartão. Já para quem preferir agendar o pedido nos locais credenciados por meio deste link, é necessário levar comprovante de residência e CPF ou RG físico no dia e horário marcados. São mais de 80 locais credenciados e distribuídos em toda Região Metropolitana de São Paulo.
Para quem ainda não tem o cartão TOP, após a solicitação e chegada do cartão, basta encostar no validador para liberar a gratuidade. A solicitação do cartão TOP pode ser feita via Aplicativo TOP ou por meio de agendamento em um dos estabelecimentos parceiros.
O aplicativo está disponível para:
Android – https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.autopass.top&hl=pt_BR&gl=US&pli=1
iOs (Apple): https://apps.apple.com/br/app/top-aplicativo-de-mobilidade/id1542664234
No app, é necessário seguir o passo a passo, inserir os dados e agendar a retirada do cartão.
Já para quem preferir agendar o pedido nos locais credenciados (por meio deste link https://vico158.gendo.app/v2/%23/reserve?utm_medium=banner+agendamento&utm_campaign=TOP#/), é necessário levar comprovante de residência e CPF ou RG físico no dia e horário marcados. São mais de 80 locais credenciados e distribuídos em toda Região Metropolitana de São Paulo.
Também é possível ver a lista completa de credenciados em https://www.boradetop.com.br/recarga
Claudio
27 de janeiro de 2023 at 14:23
E para quem tem o Bilhete Unico personalizado com créditos (60 a 64 anos) e for receber a recarga à partir do dia 01/02/2023 perderá esses créditos anteriores? Podem ser transferidos para BUP de outra pessoa?
Vagnerferreira
27 de janeiro de 2023 at 22:33
E o trabalhador que tem o vale transporte com crédito poderá contar com a gratuidade? Como proceder?
Claro Assunção de Oliveira neto
27 de janeiro de 2023 at 23:33
Ônibus municipais que não aceitam o cartão top,como fica
Luiz Carlos Carminatti
28 de janeiro de 2023 at 8:07
Quero saber se no ABC está liberado na EMTU, obrigada
Suyan Rosimeiry Garcia
28 de janeiro de 2023 at 8:29
Estão dificultando todo o processo. O BU antes bastava ter o cartão e tudo bem, tinha lá seu vencimento e pronto. Agora precisa estar carregando todo mês e o Top em parceria com Financeira de cartões querem obrigar o idoso a usar cartão de crédito, além de não entregarem o cartão via correio ainda obriga a ir nas lojas retirar.A justiça determinou, blz cria-se um único cartão idoso 60+ distribui nas estações para cada um que apresentar cimprovante de idade e a partir daí acabou a história!!fazem tudo para dificultar para o idoso principalmente a EMTU
Carlos Roberto de Souza
28 de janeiro de 2023 at 10:09
Fiz a solicitação presencialmente em ambos os postos e foi rápido e fácil com bom atendimento. Grato pelo direito atribuído.
Márcia Silva de Almeida
28 de janeiro de 2023 at 13:37
Quando vai chegar gratuidade no Guarujá?
Gilmar Teixeira de Souza
28 de janeiro de 2023 at 13:48
No caso o idoso teria que fazer dois bilhetes um para as linhas municipais e outro intermunicipal?
Tony
28 de janeiro de 2023 at 20:24
Deveria ser como antes, nos postos do poupatempo e não numa loja privada com interesse claro de vendas de um cartão de crédito com uma anuidade abusiva.
Dilton alcantara pereira
28 de janeiro de 2023 at 20:31
Muito bom veio na hora certa
Benedito José
28 de janeiro de 2023 at 23:34
Um bom governador precisa olhar com atenção para a camada mais pobre, pois são eles a maioria que elegem os candidatos aos cargos políticos. A ideologia do atual governador é a mesma do ex pres. Bolsonaro, sempre tirar impostos, privatizar as estatais p/não dar chance a corruptos e ajudar os mais pobres. Isto é uma filosofia real e não uma fake news igual a do PT. Parabéns Tarcísio de Freitas!
Pedro Godoy filho
29 de janeiro de 2023 at 1:42
EU TENHO 61 FUI NAS CASAS PERNAMBUCANAS NO CENTRO DE GUARULHOS PEDIR INFORMAÇÕES SOBRE O CARTÃO TOP NA ENTRADA O RAPAZ FALOU QUE NÃO SABIA DE NADA QUE ERA PRA MIM ESPERAR COMPRETAR 65 ANOS
Luiz Caetano Flauto
29 de janeiro de 2023 at 5:48
Cuidado na hora da confecção do cartão TOP pois vc marca um agendamento para fazer o cadastro e retirada em uma das lojas das Casas pernambucanas quando vc chega no local eles alegam que o cartão não está disponível e pedem seus dados para confirmar o cadastro. Na verdade eles estão emitindo um cartão digital da TOP.Aconteceu isso comigo e várias outras pessoas na loja de Santo Amaro na Capitão Thiago Luz. Cuidado muito CUIDADO
Rui Egami
29 de janeiro de 2023 at 6:54
Redirecionando para o APP das Lojas Pernambucanas??
Assim fica difícil…
Jornal Zona Sul
1 de fevereiro de 2023 at 9:58
São postos de atendimento conveniados
José italo Aires da Silva
29 de janeiro de 2023 at 7:20
No caso dos créditos ao qual tem ainda nos cartões do bilhetes único como fica.
Belmiro
29 de janeiro de 2023 at 7:45
O que fazer com os créditos existentes no bilhete único de pessoas com mais de 60?
José Carlos
29 de janeiro de 2023 at 8:57
Como funciona para quem o cartao urban pass de santo André,agendar é impossível,ligar não te dão informação,cada funcionário fala uma coisa
José das Graças Costa
29 de janeiro de 2023 at 9:33
Bom dia, gostaria de saber se o antigo bilhete Bom sênior se continua valendo, ou tenho que fazer o novo top?
Vilmar.MULLER
29 de janeiro de 2023 at 12:38
Essa lei quê permite que toda a pessoa com 60 anos ou mais possa andar de ônibus gratuitamente é válida para todas as cidades do Brasil?
Shirley de Menezes Ribeiro
29 de janeiro de 2023 at 13:35
Já tenho o cartão bilhete único Especial idoso. Fiz uma consulta pelo site disponibilizado aqui e o resultado é cartão não encontrado. Tenho que pedir outro sendo que já tenho esse?
Luzia
29 de janeiro de 2023 at 13:39
Quem mora em Campinas qual o endereço pra fazer o cartão top pra qdo for em SP capital poder usar metrô e trem
Ana Marildes
29 de janeiro de 2023 at 16:24
Parabéns,
Givaldo nascimento
29 de janeiro de 2023 at 18:24
Esse top pedi cartão veio vencido fui pernambucanas e lá disseram ligar vc liga vem coisa eletrônica e não resolve era ótimo o bom fazia na ora no poupa tempo Itaquera depois que ABC e outros virou essa next além de demorar o dobro de espera dos ônibus e top fica ruim demais para fazer tudo para atrapalhar se a justiça liberou em novembro já era pra estar tudo ok top e bilhete único
Givaldo nascimento
29 de janeiro de 2023 at 18:27
Esse top e uma bomba fiz o cartão veio vencido fui na pernambucanas falou lugar aí entra voz eletrônica e não resolve nada o bilhete único fiz em novembro até hj não veio e a lei desde novembro o bom era fácil e prático de fazer
Eduardo Machado de Oliveira de Oliveira
29 de janeiro de 2023 at 22:52
Acho que ainda faltou explicações mais simples e objetivas muitos idosos não sabem como manusear a ferramenta da internet e tbm não tem acesso a internet então acho que é necessário divulgar os locais de atendimento físico para facilitar o acesso para os idosos foi muita informação sem objetividade as pelas o as que criaram esse acesso acho que se esqueceram que muitos idosos não tem e tbm não sabem mexer na ferramenta criaram as informações como se fossem pra si próprio negócio louco