Siga-nos

Urbanismo

Grandes obras no Jabaquara trazem desafios para novo subprefeito

Publicado

em

Quando moradores da região da Vila do Encontro ou Vila Fachini se dirigiam à Subprefeitura do Jabaquara, no ano passado, em busca de informações sobre a Operação Urbana Água Espraiada, em busca de informações sobre o projeto que provocaria desapropriações no bairro, decepcionavam-se. Especialmente pela falta de respostas. Apesar de o projeto ser uma das maiores ousadias da municipalidade na região, os dados não estavam disponíveis ali, pois a obra, de grande porte, está sob comando da Secretaria de Infraestrutura Urbana. Mas, este é apenas um dos absurdos resultantes da falta de diálogo entre diferentes instâncias e departamentos na Prefeitura paulistana – e que vai no sentido contrário à proposta central das subprefeituras: descentralizar.
“Em 2013, o orçamento que temos já foi definido na gestão anterior. Mas será o momento de adotar uma nova postura administrativa, fortalecendo a ideia de descentralizar e facilitar a prática de cidadania pela população”, avalia Dirceu de Oliveira Mendes, que assumiu a subprefeitura na gestão Fernando Haddad. “A discussão e a revisão do Plano Diretor da Cidade, fortalecendo os conceitos de planejamento urbano, também vão facilitar que o morador possa acompanhar mais de perto as decisões sobre seu bairro”, complementa o novo chefe de gabinete, Wander Geraldo da Silva.
Dirceu e Wander receberam o São Paulo Zona Sul para falar não apenas da nova postura, em busca de maior participação popular, como também dos desafios que sabem que será necessário encarar nos próximos anos. Se o Brasil todo está em ebulição, o Jabaquara está em situação semelhante.
Aliás, por lá as polêmicas envolvendo remoções de comunidades carentes e desapropriações de imóveis para a Operação Água Espraiada são apenas parte de um debate que se estenderá não apenas até o próximo ano. O bairro ainda passará pela discussão sobre implantação de um mega parque linear de tamanho próximo ao do Ibirapuera, construção de linha de metro em elevado (o monotrilho da linha 17-Ouro), grandes obras que trazem impactos diretos e indiretos. Há ainda a proposta de se ampliar o Centro de Exposições Imigrantes, com construção de arena de shows, estacionamento e complexo hoteleiro que, embora não esteja dentro da área da subprefeitura (fica já em território do Ipiranga), trará consequências ao bairro.
“O Arco do Futuro, principal promessa de campanha do prefeito Fernando Haddad, tem estreita relação com todas estas obras e com a proposta de fortalecer outras regiões da cidade”, diz Dirceu, prevendo que a valorização da Avenida Cupecê, prevista no Arco do Futuro, também provocará mudanças positivas no bairro.
Gestor de Transporte e Tráfego, Dirceu estudou e é apaixonado pelo tema mobilidade urbana. “A criação de novas centralidades trará diversos benefícios para a cidade”, diz ele. “Diversos problemas poderiam ser minimizados com o fortalecimento de economias locais e é essa a ideia do Arco do Futuro”.

 

Advertisement
3 Comentários

3 Comments

  1. carlos sellmer

    13 de fevereiro de 2013 at 16:32

    Srs. dirigentes na Prefeitura da cidade de São Paulo(Prefeito, administração Regional jabaquara, SIURB)

    Afinal de contas quando vão começar as obras de prolongamento da Av. Roberto Marinho, (Aguas Espraidas)
    Estamos cansados de tanto Blá…blá…blá.e ate agora nada
    Terminou a gestão Kassab que não fez nada em relação as obras e começou a gestão Hadad que ate agora tambem nada foi feito,
    E.T. -Palmas para o governo Alckimin que esta se mexendo por toda a cidade

  2. zuleide oliveira

    28 de fevereiro de 2013 at 19:46

    Sou moradora da região da Vila Fachini que segundo projeto será desapropriado só que até o momento nada de concreto foi nos dito, estamos cansados de tanta espera não podemos reformar , pois se realmente acontecer a desapropriação é um dinheiro jogado fora, o que fazer rezamos

  3. FREITAS

    7 de abril de 2013 at 15:12

    “Vamos combinar uma coisinha” Já é hora de começar a trabalhar, sim ou não!!!!!! E o que está acontecendo com as nossas Praças; no ano passado até a metade do ano, todas estavam impecáveis, bem cuidadas, pelos Zeladores de Praça. Mas agora , vejo que reduziu este trabalho e os Zeladores, cada dia mais e mais, sendo que este, é um trabalho muito importante para a comunidade. O que está acontecendo? E com relação as redondesas do Metro Conceição, Está td abandonado, calçadas esburacadas, sujeira ( merda, xixi, ) pra todo lado; uma VERGONHA, pra Subprefeitura do Jabaquara; não é mesmo? Sr. Sub Prefeito?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados