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Urbanismo

Governo quer acelerar obras de expansão da Linha 5 do metrô na Vila Mariana

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Pedestres têm enfrentado dificuldades em circular ao redor da estação Santa Cruz, onde foram feitas interdições

A situação de pedestres está ainda mais complicada no entorno da estação Santa Cruz, por conta das obras da expansão da Linha 5 – Lilás do metrô. A região já apresentava riscos e acessibilidade restrita para pedestres, por conta do excesso de fluxo e existência de vários pontos de ônibus, desde que o terminal ali existente foi praticamente desativado com a construção de um shopping interligado à estação.

Recentemente, na Rua Pedro de Toledo, entre as ruas Tenente Gomes Ribeiro e Domingos de Moraes, uma das calçadas foi completamente interditada, ou seja, os pedestres são orientados a atravessar a rua e caminhar apenas pela calçada junto à entrada das baias de ônibus da estação Santa Cruz.

E, no sábado passado, dia 12, foi interditada pela Companhia de Engenharia de Tráfego, a pedido do metrô, também uma faixa de rolamento na Rua Domingos de Moraes, junto à Rua Pedro de Toledo, no mesmo sentido bairro. A faixa reduzida “empurra” especialmente os coletivos para a faixa ao lado – bem onde foi sinalizada, no final do ano passado, a faixa exclusiva de ônibus, que sequer foi ativada. Já os pedestres precisam caminhar entre malotões, ao lado das obras.

Segundo o metrô, a situação deste trecho voltará ao normal em um mês. A empresa explica que a interdição foi necessária para possibilitar a colocação de estacas de contenção da vala onde será construída a futura Estação Santa Cruz da Linha 5-Lilás.

Recursos

No final de dezembro, foi assinado um novo contrato de financiamento, em valor de quase 2 bilhões, com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para acelerar os investimentos na expansão da Linha 5-Lilás do Metrô.

“Nossa meta é expandir a rede metroviária. Ampliar a Linha 5-Lilás é importante porque se trata de uma linha integrada com outras, o que dará uma grande sinergia ao transporte público”, disse o governador Geraldo Alckmin.

O financiamento integra o Programa BNDES Proinveste (Mobilidade Urbana, Logística e Transporte), que tem o objetivo de ampliar a capacidade
de investimentos realizados pelo setor público. Executada pelo Metrô, a expansão da Linha 5-Lilás (trecho Largo Treze – Chácara Klabin), que já foi adiada e teve prazo prorrogado diversas vezes, está agora em ritmo acelerado, segundo o governo.

Estão em andamento obras de construção das estações, escavação de túneis, construção de pátio de manutenção e estacionamento de trens e compra de 26 novos trens.

Com 11,5 quilômetros de extensão, terá 11 estações: Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.

Quando totalmente concluída, a Linha 5-Lilás terá 19,9 km e 17 estações, ligando o Bairro Capão Redondo à Chácara Klabin, vindo a integrar com a Linha 1 – Azul na Estação Santa Cruz e com a Linha 2 – Verde na própria Estação Chácara Klabin. Com a entrada em operação comercial do Trecho Adolfo Pinheiro – Chácara Klabin, a Linha 5 terá uma demanda estimada de 771 mil passageiros/dia e contará com 34 trens em operação no
horário de pico.

Essa expansão vem sendo realizada por trechos, visando o melhor aproveitamento dos recursos públicos disponíveis e a rapidez na implantação. O trecho Largo Treze – Adolfo Pinheiro terá a estação Adolfo Pinheiro entregue em 2013, enquanto o trecho Adolfo Pinheiro – Chácara Klabin está programado para 2015.

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