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Urbanismo

George Corbisier está sendo recapeada

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george corbisier

Já começou. O Programa de Recapeamento da Prefeitura na capital teve suas obras iniciadas e isso já pode ser visto na região.

A Avenida Engenheiro George Corbisier, no Jabaquara, é uma dessas vias e outra delas é a Alameda dos Nhambiquaras, em Moema.

Segundo a Prefeitura, o programa vai totalizar investimento de R$ 2,5 bilhões até o final de 2024 e beneficiará todas as regiões da cidade.

Na Zona Sul, nesta primeira fase do programa, serão recapeados 115.780 m² de duas vias localizadas nas regiões das subprefeituras do Jabaquara e de Santo Amaro: além da av. Eng. George Corbisier, entre a rua dos Marapés, será recapeada a avenida Eng. Armando de A. Pereira e av. Washington Luis, no trecho entre a avenida Interlagos e alameda Santo Amaro.

Sabesp

Paralelamente, também está em execução um projeto de recapeamento de ruas em parceria com a Sabesp – concessionária de água e esgoto .

Com investimento de R$ 120 milhões até o final deste ano, cerca de 808 mil m² de vias da capital receberão o serviço por ação da empresa, totalizando 90 km de vias.

A indicação foi feita pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), considerou aspectos como situação do asfalto, presença de comércio e linhas de ônibus, além de vias de fluxo alto e contemplará 156 vias em todas as regiões da cidade. Serão 164,2 mil m² em 36 vias na zona norte; 194,1 mil m² em 37 na zona sul; 130,1 mil m² em 23 na zona oeste; 297,7 mil m² em 54 na zona leste; e 21,9 mil m² em 6 vias no centro.

As obras contam com o RAP (Reclaimed Asphalt Pavement) – um material asfáltico resultante da fresagem de pavimentos asfálticos, que é reciclado para novamente ser utilizado nas vias em serviços de conservação e manutenção da malha viária da cidade de São Paulo, especialmente na execução dos Serviços de Reforço Estrutural, uma vez que estes materiais reciclados substituem a utilização de BGTC – Brita Graduada Tratada com Concreto, o que além de diminuir a demanda da retirada deste material (brita) do meio ambiente.

Sustentabilidade

A Prefeitura garante que o uso de material especial não só garantirá mais conforto e segurança para o trânsito na capital como também segue preceitos de sustentabilidade, ou seja, de respeito ao meio ambiente em obras necessárias ao meio urbano.

A Prefeitura afirma que o programa de recape atende o mais ambicioso pacto global pelo planeta. A ONU definiu como meta que as cidades tenham agenda de sustentabilidade até 2030, para ampliar a conscientização e o engajamento cívico para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma “virada de chave” para a cidade rumo às grandes transformações necessárias para construção de um futuro mais sustentável.

Para melhorar a manutenção nas ruas da cidade, a Prefeitura de São Paulo está utilizando o RAP (Reclaimed Asphalt Pavement) – um material asfáltico resultante da fresagem de pavimentos asfálticos, reciclado para ser utilizado nas vias em serviços de conservação e manutenção da malha viária da Capital – a economia circular. Portanto, nas vias onde o reparo for estrutural, o reaproveitamento do asfalto está sendo usado.

É o primeiro edital do país que exige que pelo menos 50% do material a ser utilizado seja reciclado, a previsão está nos contratos de Serviços de Conservação e Manutenção da Malha Viária.

O recape sustentável também atende a agenda da ONU, com o uso da inteligência artificial e a tecnologia (sensores, câmeras de alta resolução, scaners, informações adquiridas por feixes de laser, equipamentos capazes de analisar o que está embaixo do astalto). É uma revolução no o jeito de fazer as coisas, de olho em um mundo melhor e o respeito ao planeta. Isso se soma ao uso de materiais retirados do asfalto, guias, sarjetas e concretos, transformando em um produto de melhor qualidade que o original e sem retirar nada da natureza.

Além disso, o procedimento foi certificado com o Selo Verde pelo Instituto Chico Mendes, já que não gera nenhum tipo de contaminação ambiental, uma vez que todo o processo ocorre em câmara fechada e fria. O PROCERT – Programa de Certificação pelo Compromisso com a Responsabilidade Socioambiental é a certificação ambiental concedida a instituições que buscam a sustentabilidade em todos os seus negócios e que comprovam aos seus parceiros que aplicam nas suas ações, gestão ou produtos, soluções que englobam o meio ambiental, social e econômico.

George Corbisier

Um exemplo de via onde a tecnologia atuou de forma a melhorar a mobilidade do cidadão é avenida George Corbisier, no Jabaquara, cujas obras foram vistoriadas pelo prefeito, quando as obras começaram.

“Os sistemas apontaram a necessidade de recuperação de 15 centímetros de altura da via para ter um asfalto mais durável. Vamos recuperar a base da rua, aplicar a capa asfáltica, na qualidade esperada”, explicou o secretário municipal das Subprefeituras, Alexandre Modonezi.

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2 Comentários

2 Comments

  1. Denise

    22 de julho de 2022 at 16:53

    Mas ficou muito mal feita pois tem um degrau de quase 15cm da pista para a ciclo faixa… na praça com a av eng armando arruda tb ficou muiiito mal feito a guia!!
    Arrumar as vias deve ser feito um bom trabalho para valer o dinheiro público gasto

  2. Paulo Strazieri

    28 de julho de 2022 at 9:28

    Atenção: o projeto de lei 420/2022 na Câmara dos Vereadores, de autoria do vereador “Dr. Sidney Cruz” pretende mudar o nome da Av. Engenheiro George Corbisier (oficial desde 1943) para Av. Arnaldo Faria de Sá. Precisamos impedir pois repesentaria incalculável transtorno a moradores, comerciantes e memória do bairro. Apoie o abaixo-assinado: https://chng.it/bjnm2QPw

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