Siga-nos

Restaurantes

Gastronomia do mundo pode ser saboreada em restaurantes locais

Publicado

em

São Paulo faz aniversário: 461 anos. São quase 500 anos de história mas a verdade é que boa parte deste período a atual metrópole que figura entre as maiores do mundo não passava de uma pequena província no alto de uma serra de difícil acesso. Foi só no final do século XIX que São Paulo começou a crescer, e essa expansão efetivamente mostrou a que veio a partir de 1930. Um dos fatores que fez a cidade se agigantar foi justamente a chegada de imigrantes de todas as partes do mundo!
O resultado é que a quatrocentona agora tem na diversidade uma de suas melhores características. E a cultura de todos estes povos se fez representar num dos principais trunfos turísticos paulistanos: a gastronomia.
Turistas visitando a cidade sempre querem descobrir novidades em bares e restaurantes. Quem mora aqui não deve perder esta oportunidade de se divertir e ainda saborear pratos inspirados ou originários de diferentes regiões do mundo.
Durante a Copa do Mundo de 2014, o jornal indicou uma série de restaurantes e bares que representavam a culinária de países participantes do torneio. Mas há também outras nacionalidades que ficaram de fora e outros endereços a serem desvendados.
Uma aventura de sabor exótico é descobrir restaurantes indianos. O mais famoso deles é o Tandoor, no Paraíso, que faz sucesso há nada menos que 25 anos.
Ali, a dica é conferir os pratos feitos no Tandoor, forno típico indiano, como os pães Naan, que ficam uma delícia acompanhados de chutneys diversos. Há pratos a base de carne de carneiro, camarões, frango e deliciosas opções vegetarianas.
Experimente o Tandoori Mix Gril, que reúne peixe, camarão, frango e carne temperados em especiarias.
Fica na Rua Dr. Raphael de Barros, 408 – Paraíso. Telefone 3885-9470. Site: www.tandoor.com.br.
Outro endereço que mistura influências e sabores é o restaurante New Daruma, na Vila Mariana, que mescla opções das culinárias chinesa e japonesa. É outro tradicional, que se mantém na lista de preferidos de muitos clientes – existe há 25 anos!
O ambiente já é uma atração: há mesinhas etatame japonês, onde a clientela se senta à vontade .
Uma boa ideia é chamar a mesa a refeição completa, o Teishoku Especial. Serve duas pessoas de forma farta, com sashimi, tempurá de camarão e legumes, peixe assado, legumes cozidos, picles, arroz e missoshiru.
Já o Katsudon é muito conhecido no Japão, mas precisa ser experimentado por brasileiros. É um prato que traz arroz coberto com filé de porco à milanesa em fatias, ovos mexidos com cebolinha verde e molho adocicado.
Entre as pedidas chinesas, há as tradicionais, como frango xadrez ou carne com moyashi, ou camarão ao molho apimentado, camarão empanado e camarão tipo milanesa. Outro prato que faz sucesso com os amantes de frutos do mar é a carne com legumes ao molho de ostras.
Yakissobas, claro, também estão no cardápio.
Fica na Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 336 – Vila Mariana. Telefone 5579-2377. Site www.newdaruma.com.br
A culinária espanhola é outra que pode ser conferida no vizinho bairro do Ipiranga. O tradicional restaurante Los Molinos não só tem as famosas paellas como oferece show de dança flamenca toda última sexta feira de cada mês (não deixe de conferir a agenda e a disponibilidade de lugares antes de ir).
E mais: eles oferecem até mesmo delivery de paellas. De terça a sexta-feira, a casa oferece festival de frutos do mar tanto no almoço quanto no jantar pelo preço de R$ 39,90 por pessoa. São pratos individuais que podem ser escolhidos entre Bacalhau don Quixote, Camarão à Espanhola, Espaguete com frutos do mar entre outras opções.
Já às quintas, o valor é especial para quem curte as paellas. O valor de R$ 49,90 só não inclui opções com lagosta e não vale para o delivery.
Fica na Rua Vasconcelos Drumond, 526 – Ipiranga. Telefones: 2215-8211 e 3589.3550. Site: losmolinos.com.br
E se é para falar em diversidade cultural e gastronônica, outra opção é visitar a Khan el Khalili, mais do que uma casa de chá egípcia, um ponto turístico da região.
Existe desde 1982 e agrada diferentes tipos de públicos: de famílias com crianças a grupos de negócios.
Enquanto saboreia os quitutes da casa de chá, o cliente assiste à dança do ventre da melhor qualidade, de terça a domingo (inclusive feriados).
E possível optar pelo Ritual Oriental de Chá ou degustar um Pão, Queijo e Vinho à moda oriental. Existem duas salas com sofás (estilo tradicional) e outras dez com almofadões e mesas baixas (estilo oriental), dois ambientes para cafeteria e uma sala da “shisha” (específica para fumar arguile).
Há chás exóticos (karkadeh egípcio, maramia sírio, e muitos com sabor de frutas – morango, pêssego, cereja, que podem acompanhar pães de diversas procedências, com patês diversos, além de salgadinhos bolos e diversos doces árabes que vão agradar seu paladar.
Fica na Rua Doutor José de Queirós Aranha, 320 – Vila Mariana. Telefone: 5571-3209. Site: khanelkhalili.com.br

 

Acima, combinado do restaurante New Daruma, que reúne pratos famosos e outros nem tanto das culinárias japonesa e chinesa. Abaixo, Paella do restaurante Los Molinos

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados