Siga-nos

Meio ambiente

Fundação Ema Klabin: arte, cultura e muito verde

Publicado

em

Ainda pouco conhecida dos paulistanos, a Fundação Ema Klabin é um verdadeiro oásis na metrópole cheia de concreto. Além de ser um ambiente verde e repleto de obras de arte, a casa que já foi residência de Ema Klabin oferece cursos, palestras, apresentações musicais semanais…

Ema faleceu em 1994 e, em 1997, 20 anos atrás, foram catalogados os itens de seu acervo. Além de abrir as portas para visitação pública, a Fundação tem cedido obras para inúmeras exposições no Brasil e na Europa.

O terreno do imóvel sede ocupa quase quatro mil metros quadrados no Jardim Europa.  A construção, com cerca de 900 m2, foi cuidadosamente projetada e construída pelo engenheiro-arquiteto Alfredo Ernesto Becker, em meados dos anos 50, para abrigar a coleção reunida por Ema Klabin. Tem um estilo diversificado tanto na construção quanto na decoração, os arcos plenos nas portas e janelas externas, com elementos modernos, notadamente nos materiais de acabamento utilizados.

Na coleção, há antiguidade clássica, arte africana, oriental, pré-colombiana, itens brasileiros e muito mais. Sextas e sábados são frequentes as apresentações e palestras. A programação pode ser conferida em www.emaklabin.org.br.

Fica na Rua Portugal, 43 – Jardim Europa. A visitação acontece de quarta a domingo, das 14h às 17h (entrada de uma em uma hora de quarta a sexta, de meia em meia hora aos sábados e domingos. Para chegar à sede, use a linha 903P-10, Terminal Pinheiros, a partir da estação Consolação, linha verde do metrô.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados