Siga-nos

Férias

“Formigueiro” do Zoo foi reaberto

Publicado

em

É agora, nas férias de julho,desde o dia 18, que o público do Zoológico de São Paulo já pode visitar o espaço educativo “Formigueiro” totalmente revitalizado, com novo cenário e recursos que irão melhorar ainda mais a experiência do visitante e a compreensão sobre a vida desses incríveis insetos sociais.

Montado em uma estrutura de vidro que permite a visualização de uma colônia de formigas-saúva em pleno funcionamento, o “Formigueiro” é uma das poucas exposições no Brasil e no mundo que possibilita ao público conhecer de perto os hábitos e comportamentos altamente complexos desses pequeninos animais.

Legado deixado pelo naturalista, entomologista, biólogo e pesquisador Mario Paulo Autuori, na época diretor da Fundação Parque Zoológico de São Paulo (1960 a 1982), o “Formigueiro” é, sem dúvida, um dos espaços educativos mais procurados do parque desde sua inauguração em 1980.

As populações de insetos têm diminuído em um ritmo alarmante, o que indica que muitos desses animais correm o risco de desaparecer em pouco tempo. Esses pequenos animais são essenciais para o funcionamento adequado de todos os ambientes naturais, atuando como polinizadores e recicladores de nutrientes, presas de outros animais, além de terem um importante papel na seleção natural e até no controle de outras espécies.

A exposição “Formigueiro” consiste numa proposta com grande potencial educativo, que atrai o público por apresentar algo que “não é visível” e, portanto, instiga a curiosidade da maioria das pessoas, trazendo a tona conhecimentos e reflexões sobre o papel, as ameaças e a conservação desses pequenos notáveis!

Numa ação integrada entre diversas áreas do Zoo, a exposição da década de 80 ganhou pintura e instalações elétricas novas, um cenário que imita o solo para expor a estrutura de vidro onde a colônia de formigas habita, placas educativas e recurso audiovisual que contam a história desse espaço e trazem diversas informações sobre esses insetos e sua sociedade, além de uma réplica de formiga da casta soldado, que fica guardando a “porta do formigueiro”.

A exposição funcionará em sessões didáticas que acontecerão ao longo do dia, com apresentações realizadas por educadores ambientais do parque. Como a colônia atual de formigas é bastante jovem e ainda está em fase de adaptação, o acesso será limitado para que seja possível controlar parâmetros tais como, temperatura e umidade no espaço, fundamentais para o bom desenvolvimento da colônia.

Aproveite o período de férias e leve toda a família para conferir de pertinho as novidades dessa exposição localizada na Alameda Aves.

Sobre a colônia de formigas-saúva em exposição:

A primeira colônia de formigas do Zoológico de São Paulo viveu por treze anos aproximadamente e, logo após a morte da rainha, demorou cerca de seis meses para que todas as operárias morressem. O segundo formigueiro foi formado em 1995 e sobreviveu até o início de 2016. Atualmente está em exposição um formigueiro jovem, muito ativo e que está se desenvolvendo muito bem, porém, sabemos que levará um tempo para que ele atinja o porte e exuberância da antiga colônia, mas ao visitar o Zoo, o público poderá acompanhar de perto seu desenvolvimento.

(Imagem: Réplica de formiga-saúva da casta “Soldado” –  Paulo Gil – Zoo/SP).

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. SELMA MOTTA DINIZ

    13 de junho de 2022 at 9:51

    Na decada de 70 ,nós alunos do Coronrel Bonifácio de Carvalho tivemos a sorte de ter o Dr Mario Paulo Autuori como orientador e então construimos ,o que hora esta sendo terminado,nosso magnífico formigueiro com dutos e panelas de vidro ,para a exposiçao anual de 1972 em São Caetano do Sul. O BIOLOGO responsável Prof Edmundo que teve ao lado de seus aluno varias premiações no estado de São Paulo.Eram muito boas as ” Feiras de Ciências “.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados