Siga-nos

Meio ambiente

Fim do horário de verão requer cuidados

Publicado

em

Atitudes simples trazem redução do consumo de energia o ano todo

Trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas ou circulares pode representar uma economia de até 80% no consumo de energia elétrica. Manter equipamentos pouco utilizados em sistema stand by gera desperdício. A porta da geladeira aberta também pode aumentar a conta de luz no fim do mês. Estas são algumas dicas comuns e já bastante conhecidas da população, mas há outras ideias bem interessantes para quem pretende continuar a economizar energia, mesmo após o fim do horário de verão, no último fim de semana.
Este ano, adiantar os relógios em uma hora entre outubro e fevereiro representou uma redução de 4,5% no consumo de eletricidade no período de pico (entre 18 horas e 21 horas) nos Estados em que foi implementado, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Parece pouco mas é o suficiente para abastecer uma cidade de 200 mil habitantes por mais de um mês.
Algumas medidas para quem mora em condomínio devem ser pensadas: em áreas comuns ou escadarias, a iluminação deve contar com sensores de presença, para evitar que fiquem por horas funcionando em ambientes onde não há ninguém. Outra sugestão, válida tanto para quem vive em prédios como para quem trabalha neles, é usar a escadaria em vez do elevador, quando for subir ou descer até três andares – além de economizar energia, é bom para a saúde.
Pintar os tetos de branco, facilitando a iluminação dos ambientes, é uma atitude inteligente e que gera resultados ao longo do tempo, assim como abrir janelas e portas mais amplas. Neste caso, além de gerar mais luminosidade para os ambientes internos, ainda é possível economizar a energia do ar condicionado, com maior ventilação.
E por falar na refrigeração ambiente, desligar o ar condicionado meia hora antes de sair para o almoço ou antes do fim do expediente, no escritório, também é uma atitude que gera economia. Em casa, lembre-se de abrir bem as janelas da casa logo pela manhã, para aproveitar o frescor matinal e adiar o uso do equipamento.
Sempre que for substituir aparelhos elétricos ou eletrônicos, lembre-se de conferir o selo Procel, que indica o consumo de energia.

 

Lâmpadas incandescentes consomem energia demais e serão gradativamente substituídas por outros tipos mais eficientes. Em 2017, a produção e importação delas serão definitivamente proibidas no brasil

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados