Siga-nos

Cultura

Festival Boca do Inferno traz debates e filmes à Vila Mariana

Publicado

em

Proporcionar uma viagem repleta de mistérios pelo submundo do imaginário humano é o que pretende o Festival Boca do Inferno, evento que ocorre nos dias 10 e 11, na Biblioteca Pública Viriato Corrêa, temática em literatura fantástica. Comemorando os 13 anos do site homônimo, a programação especial reúne debates, palestras e exibição de filmes.
Resultado de uma parceria entre os irmãos Marcelo Fabiano e Luciano Milici, inspirados na lenda de Alus Mabus, demônio capaz de realizar desejos em troca de almas, o projeto tornou-se um sucesso e conta com a participação de um público sólido e fiel em busca do vasto conteúdo, atualizado periodicamente. “A missão do site foi falar de uma cultura marginal no Brasil: o horror, em todas as suas vertentes, discutir o gênero sem preconceitos”, conta Marcelo Fabiano, que também é o organizador do festival. A curiosidade pelo oculto, experiências sobrenaturais e o fascínio por criaturas que causam pânico em obras ficcionais são os principais elementos que compõem o conteúdo do portal, que entrou no ar em 2001 com mais de 400 filmes em seu catálogo e inúmeras críticas feitas por seus colaboradores.
Entre os temas abordados em sete encontros estão “Um breve relato sobre os fanzines brasileiros de horror”, com Renato Rosatti, coeditor do Boca do Inferno impresso; e “Um estudo em terror – a filmografia maldita de Sherlock Holmes”, com Matheus Ferraz, crítico do site.
A programação de cinema conta com 13 curtas-metragens e três longas, alguns deles inéditos, como “Diário de um exorcista” (2014), de Renato Siqueira. Com Ewerton de Castro, Lisa Negri e o próprio Siqueira no elenco, a exibição será sucedida por uma mesa-redonda com a equipe. A história fala de um padre envolvido com exorcismos e que fica cara a cara com o demônio.
O festival é encerrado com o Dia Espantomania do Boca do Inferno. Nele, sessões seguidas exibem, entre outros títulos recentes, “Malivy – a lenda Matilde” (2014), curta de Pedro de Queiroz sobre um espírito maligno que habita a floresta. A seleção de filmes reúne muitas produções nacionais caseiras, enviadas pelos internautas que consomem o conteúdo do site. O objetivo é incentivar e reconhecer trabalhos realizados por novos diretores.
Serviço: Biblioteca Pública Viriato Corrêa (Temática em Literatura Fantástica): R. Sena Madureira, 298, Vila MarianaTelefones: 5573-4017 e 5574-0389. Dias 10 e 11. Grátis. Veja a programação completa em http://migre.me/j6L6V
Por Amanda Monteiro – SMC

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados