Siga-nos

Meio ambiente

Festa de fim de ano: seja sustentável

Publicado

em

Use produtos que podem ser reaproveitados futuramente, peça ajuda aos amigos. Aceite o desafio de gerar pouco lixo

Natal e Reveillon são momentos de reunir famílias, amigos, celebrar momentos vividos. Mas, estas reuniões festivas resultam em exageros, supérfluos e geração de muitos resíduos, desnecessariamente. .
Será que é possível festejar sem desperdício? Fazer uma festa e gerar pouco lixo? O primeiro desafio é planejar a ceia conjuntamente com os participantes. Saber exatamente quantas pessoas estarão presentes ajuda no cálculo do que vai à mesa. Se possível, vale recorrer à memória para saber o que sobrou nos anos anteriores, o que acabou sendo destinado à coleta de lixo..
Uma opção inteligente é a compra de alimentos a granel, ou seja, evitando o excesso de embalagens. Invista também em frutas e orgânicos.
Ao final da festa, separe resíduos orgânicos dos itens secos. Os restos de comida devem ser disponibilizados no dia da coleta comum, enquanto que embalagens e outros recicláveis vão para a coleta seletiva. Para saber a data e horário da coleta em sua rua, acesse: www.spcidadelimpa.com.br
E por que será que quando a família ou os amigos organizam uma confraternização não pensam também em evitar embalagens? No amigo secreto da empresa ou na ceia de Natal, vale sugerir aos convidados que usem apenas embalagens de presentes que possam ser reaproveitadas como caixas e sacolas e evitando os excessos.
Outra dica importante é sobre o presente a ser escolhido: prefira itens duradouros e que possam ser descartados de forma correta no futuro. Uma boa ideia é envolver os participantes em ações solidárias: compras em bazares beneficentes ou de empresas com ações sustentáveis.
Quem já está planejando a festa deve ficar atento ao uso de artigos descartáveis: prefira copos, pratos, travessas talheres, guardanapos, toalhas que possam ser reaproveitados no futuro. Itens feitos de plástico resistente são mais caros mas podem ser usados em inúmeras ocasiões futuras. Se descartáveis forem inevitáveis, prefira os de papel, que se desintegram mais facilmente na natureza, ou procure itens feitos de material biodegradável.
Para toalhas e guardanapos, invista nos artigos de pano: deixam a festa mais bonita e em uma única lavagem na máquina será possível recuperá-los todos. Pense bem antes de optar por canudos: eles são mesmo necessários?
Para a decoração, reaproveite itens dos anos anteriores na medida do possível. E invista em novos artigos que possam ser reutilizados nas festas dos anos seguintes. Consumo consciente evita agressões à natureza e gera economia.

Mesa sustentável: Evitar desperdício e itens descartáveis é meta da época

Mesa sustentável:
Evitar desperdício e itens descartáveis é meta da época

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados