Siga-nos

Coronavírus

“Feriadão” em São Paulo não atinge meta de isolamento

Publicado

em

Nesta terça-feira, 26, acabou oficialmente o  “feriadão”, em que o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura da capital adiantaram as folgas que aconteceriam nos dias 11 de junho, 9 de julho e 20 de novembro, com o intuito de aumentar o isolamento social.

Apesar de a taxa de isolamento ter crescido em relação a semana anterior – 3% a mais nos dias de feriado municipal e 1% amais entre sexta e domingo – o índice não chegou ao mínimo de 55% esperado pelo governo estadual.

Comparando com a última semana do mês inicial da quarentena (ou seja, de 25/03 a 30/03), em que o isolamento esteve em seu ápice de adesão, nenhum dos dias entre quarta (20/05) e segunda-feira (25/05) sequer chegou a se igualar ao período anterior.

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que este domingo atingiu o segundo maior percentual de isolamento social na capital no mês de maio, atingindo os 57%.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios e pode ser acessado no site http://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado.

As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados