Siga-nos

Urbanismo

Feiras livres voltam para espaço confinado na Whitaker

Publicado

em

As feiras livres promovidas na Avenida José Maria Whitaker estão voltando ao espaço confinado. Hoje, dia 12, deve ser retomada a realizada às sextas; enquanto que a de sábado vai levar uma semana a mais: só volta para o recuo na semana que vem, dia 20 de abril.

A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal das Subprefeituras. As feiras de terça (regular) e quarta (orgânica noturna) já voltaram.

De acordo com SMSubs, a demora se explica porque foi necessária a realização de uma readequação do tamanho das barracas. A informação anterior era de que estava sendo realizada uma checagem no cadastro e TPU (Termo de Permissão de Uso) dos feirantes, o que também é verdade.

Mas o fato é que, como houve a criação de uma área de convivência no espaço, com implantação de bancos, passeios e canteiros de plantas, o espaço destinado à implantação das barracas foi reduzido. Recentemente, havia equipes da Prefeitura fazendo cálculos e demarcações de espaço no piso. A feira realizada aos sábados tem maior número de barracas e por isso demora mais a ser reorganizada para adequação ao novo espaço.

O espaço confinado na Avenida José Maria Whitaker foi reformado entre dezembro de 2018 e março de 2019. Durante as obras, os feirantes foram deslocados para o leito carroçável da avenida e só agora estáo retomando, aos poucos, o espaço original.  Com investimento de R$ 250 mil, foi construída uma área de convivência com bancos, canteiros e passeios, que acabou por ocupar parte do espaço antes totalmente destinado às feiras livres.

Feira noturna de orgânicos

A área foi oficialmente entregue no dia 20 de março, com a retomada da Feira Noturna de Orgânicos, realizada todas as quartas, das 17h às 21h.

A feira orgânica noturna, aliás, agora tem caráter permanente e, além da oferta de vários produtos sem agrotóxicos, conta com rodas de conversa e outros eventos. No dia 3 de abril, por exemplo, houve um encontro com a escritora especializada em Saúde, Sonia Hirsch, autora de 18 títulos sobre alimentação natural e medicinal, saúde da mulher e das crianças, energia de vida na concepção clássica.

Para conferir a agenda, siga a página Feira Orgânica Noturna Saúde no Facebook e também faça parte do grupo da Horta Comunitária da Saúde, na mesma rede social.

A área de feiras livres fica na Avenida José Maria Whitaker, altura do número 1780, entre alamedas dos Guatás e Avenida Afonso Mariano Fagundes, na divisa entre Mirandópolis e Planalto Paulista.

Mutirão da Horta

E por falar em Horta Comunitária da Saúde, é bom lembrar que tem mutirão para cuidar das plantas todo segundo domingo do mês, das 9h00 às 13h00 (exceção aos feriados e datas especiais como dia das Mães e dos Pais, ocasiões em que o mutirão é adiado para o próximo domingo ou outra data a ser anunciada).

Nesse mês de abril, a agenda do Mutirão prevê dois eventos em seguida nesse domingo, 14 de abril. Na parte da manhã, no horário regular (9h às 13h), acontece a manutenção na horta e, na parte da tarde, roda de conversa sobre arborização urbana.

A Horta Comunitária da Saúde está aberta à participação de interessados e fica na Rua Paracatu, 66, final da Rua das Uvaias, próximo à estação Saúde do metrô.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados