Siga-nos

Meio ambiente

Feira de orgânicos vai sair do Modelódromo

Publicado

em

Em novembro de 2012, no final da gestão de Gilberto Kassab, foi inaugurada a Feira de Orgânicos do Ibirapuera, dentro do centro esportivo conhecido como Modelódromo, na Rua Curitiba. Além de atrair o público por conta das 30 barracas que oferecem produtos sem agrotóxicos de 150 produtores, a feira ainda conquistou clientela graças a eventos como o Chef na Feira, em que um chef ensina receitas feitas só com itens saudáveis, uma vez por mês.
Mas, nas últimas semanas, uma polêmica envolveu a Feira. De acordo com os feirantes, por conta da realização de um evento no modelódromo, a feira chegou a ser transferida em cima da hora para o Parque das Bicicletas. Na semana seguinte, eles teriam sido avisados de que a Feira não poderia mais ocorrer no Modelódromo. Os feirantes acabaram montando suas barracas nas calçadas da Rua Curitiba, no último sábado, enquanto a área interna do Modelódromo estava vazia… E sem saber qual seria o destino nas próximas semanas.
O secretário de esportes, Celso Jatene, negou em entrevista à rádio CBN que os expositores não tivessem sido avisados com antecedência, mas admitiu que a intenção é mudar a Feira de lugar, já que o espaço é destinado à prática esportiva e não a feiras.
Feirantes e clientes se uniram em protestos e um abaixo assinado virtual foi criado no site Avaaz, já com cerca de 1600 assinaturas.
Questionada, a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, comunicou que Feira de Produtos Orgânicos do Modelódromo do Ibirapuera será mantida no local por mais três meses. Do próximo sábado, dia 17, até agosto, a população poderá continuar a visitar o local, sem qualquer restrição.
Paralelamente, diz que já está em andamento, juntamente com as associações e produtores, a escolha de novo local para a transferência definitiva da Feira, uma vez que a secretaria municipal de Esportes requalificará o espaço, visando a oferecer mais atividades esportivas e de lazer.
Por outro lado, diz a nota, “a atuação da secretaria municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, por meio da supervisão geral de Abastecimento, tem respaldado a implantação do programa de l, que engloba, desde a assistência técnica para o fortalecimento do agricultor paulistano, até a abertura de espaços de comercialização e atuando na orientação nutricional e direito de todas as pessoas de consumir produtos naturais e de qualidade, caso da cultura orgânica”
Garante ainda que, desde 2013, estão sendo inseridas barracas de produtos orgânicos nas feiras livres tradicionais da cidade com perfil diferenciado, tal como as feiras orgânicas do parque Burle Marx, do parque do Carmo e do mercado Kinjo Yamato.
E com relação à preocupação de que a feira poderiater sua localização alterada dificultando o acesso da clientela conquistada, a Secretaria garante que a Feira do Modelódromo, deverá continuar instalada em local próximo ao Modelódromo, respeitando os vínculos de confiança consolidados entre os fregueses e os feirantes, desde novembro de 2012.

 

 

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Thomaz

    25 de junho de 2018 at 9:30

    Fiquei sabendo neste sábado que os produtores de orgânicos da feirinha dentro do mercado Municipal Kinjo Yamamato, na zona cerealista terão 90 dias para deixar o local por conta da implantação de um “espaço gourmet”no local.
    Lamentável !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados