Trânsito
Faltam vagas para estacionar em ruas próximas ao terminal Jabaquara
Acontece que essas interdições só vieram a agravar uma situação que já se verifica na proximidade de várias estações de metrô : a falta de lugares para parar o carro. No caso do Jabaquara, a situação é ainda mais séria, já que ali há, além da parada do metrô, um terminal EMTU e Rodoviária para o litoral sul . Sem falar nas vans clandestinas que eventualmente ainda são vistas pelas redondezas.
O resultado é que caminhões de lixo, ônibus e outros veículos de médio e grande porte têm enfrentado dificuldades para passar por algumas vias mais estreitas, ocupadas por carros estacionados dos dois lados.
Na semana passada, a presidente do Conselho de Segurança do Bairro, Miriam Bock, circulou pela região com técnicos da CET, para indicar os pontos críticos e pedir regulamentação, inclusive com a proibição de estacionamento em algumas vias, pelo menos em um dos lados.
Enquanto isso, o terreno que abrigava o estacionamento irregular continua fechado. Mais que isso, tem aspecto abandonado, com muita sujeira e mato alto. Ou seja, a tendência é que a situação melhore para a fluidez no bairro, mas deve piorar para quem busca lugar para parar o carro.
Uma preocupação: se quem estaciona nas redondezas atualmente recorre ao transporte público, será que não passará a usar o carro em definitivo, com o aumento da dificuldade de estacionar?
Há especulações de que o terreno de propriedade estadual deva estar reservado para as obras de ampliação d o metrô, já que está nos planos imediatos do governo a criação de uma linha entre o terminal Jabaquara e o Morumbi, pelo modelo “Veículo Leve Sobre Trilhos”, ou seja, um trem de superfície, que correria sobre plilastras.
Talvez a solução estivesse na planejada construção de garagens verticais, anunciada há mais de um ano pela CET. No entanto, o projeto ainda não saiu da gaveta e, mais do que isso, nos planos já anunciados não havia previsão da construção de um desses prédios na região do Jabaquara…