Siga-nos

Trânsito

Faixa exclusiva na Lins de Vasconcelos aumenta velocidade dos ônibus em 140%

Publicado

em

Na média da cidade, o aumento ficou em 68,7%. Mas, a Avenida Lins de Vasconcelos, na zona sul, no trecho entre a avenida Lacerda Franco e a rua Coronel Diogo, o aumento da velocidade dos ônibus que circulam nas faixas exclusivas criadas este ano foi de mais de 140%, subindo de 12,1 km/h para 29,3 Km/h. Em abril, quando as faixas foram implantadas, chegou a haver protesto de comerciantes que alegavam prejuízo por conta da prioridade para os coletivos
Ontem, foi divulgada uma pesquisa do Ibope que indica que 90% dos paulistanos são favoráveis ao aumento do número de faixas exclusivas, para dar mais velocidade aos ônibus.
Na cidade toda, com a implantação das faixas, a média subiu de 12,4 Km/h para 20,8 Km/h. Os dados são do estudo feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em faixas implantadas entre 13 de janeiro a 25 de agosto de 2014 e somam 59,3 quilômetros de extensão.
Em cada uma das faixas pesquisadas, a medição foi feita uma semana antes da implantação e ao longo da primeira semana de ativação do trecho. Em todas as vias, houve ganho de velocidade do transporte público e em nenhuma foi verificada redução.
No trecho urbano da Via Anchieta, na zona sul, o estudo mostra que a implantação do projeto resultou em ganho médio de 84,7% na velocidade dos ônibus na faixa em direção à São Bernardo do Campo. A velocidade média passou de 9,9km/h para 18,4 km/h. Já em relação ao sentido contrário, em direção ao Ipiranga, a velocidade média passou de 20,8 km/h para 25,4 km/h, aumento de 22%. Implantada em 18 de agosto, a faixa exclusiva da Via Anchieta tem 1,5 km de extensão, por onde circulam dez linhas de ônibus intermunicipais que transportam 51 mil passageiros por dia além de cinco linhas municipais com outras 51 mil pessoas.
Um estudo feito feito em dezembro mostrou que os passageiros passaram a economizar, em média, 38 minutos por dia no tempo de viagem. A pesquisa considera uma economia média de 19 minutos nas viagens de ida e de volta. De acordo com o estudo, a velocidade média dos ônibus, na época, tinha aumentado em cerca de 45%, passando de 14,2 km/h para 20,6 km/h.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados