Siga-nos

Evento

Exposição virtual é atração no Parque do Ibirapuera até 17/12

Publicado

em

Vai até 17 de dezembro a exposição Realidades e Simulacros, dentro do Parque Ibirapuera, promovida pelo Museu de Arte Moderna. Há outras exposições em cartaz internamente no museu, que abre de terça a domingo, das 10h às 18h, mas esta pode ser conferida no horário de funcionamento do Ibirapuera, das 5h às 23h, já que as obras estão espalhadas pelo parque.

De acordo com os curadores da exposição, Cauê Alves e Marcus Bastos, o título da exposição – Realidades e Simulacros – explora a pluralidade que surge como resultado do uso do “s” ao final das palavras e a aparente oposição entre a realidade e a ficção.

“Durante muito tempo as pessoas acreditaram na existência de uma realidade única, objetiva. Mas o fato é que esta realidade não existe. Existem muitas realidades que se sobrepõem, se complementam, se anulam, se contradizem. Realidades e Simulacros são dimensões de uma mesma experiência”, explicam.

“Olhar para o mundo é como vestir uma lente de linguagem, fazendo com que as coisas apareçam conforme a visão de mundo da pessoa. Existem muitos condicionantes que regulam o alcance e o escopo dessas lentes: culturais, geográficos, políticos, biológicos, sociais, tecnológicos. Geralmente elas são invisíveis, mas a tecnologia contemporânea tem lhes emprestado concretude. Por meio de um avatar, navegando em um ambiente, sobrepondo uma existência digital ao mundo ao redor, é possível vestir as lentes de uma realidade alternativa à realidade percebida apenas por meio dos meus sentidos”.

A mostra reune dez artistas – a maioria deles de São Paulo, mas também há representantes de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), que propõem diferentes experiências digitais para contribuir para este jogo de multiplicidades. “Ver um outro mundo, uma outra cultura, uma outra geografia, uma outra política, uma outra biologia, uma outra sociedade, uma outra tecnologia. Ao explorar a realidade aumentada como uma possibilidade de interferência na paisagem do Ibirapuera, a exposição estimula essa dinâmica.

O visitante é então convidado a perceber a realidade ao redor de outra maneira e sobrepor outras camadas de realidade à sua existência”.

Os dois curadores da mostra finalizam explicando que as obras foram criadas especialmente para a exposição e permitem o contato com diferentes realidades e/ou simulacros. “O simulacro também é uma realidade. Uma realidade lúdica. Uma realidade política. Uma realidade fantástica. Uma realidade contraditória. Uma realidade biológica. Uma realidade invisível. Uma realidade decolonial. Um mosaico de existências que se sobrepõe a um ambiente complexo e diverso. Uma experiência de camadas que tornam possíveis novas formas de ver e ouvir”.

A mostra é gratuita e pode ser conferida no Mam Ibirapueram com entrada pela Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, das 05h às 23h,

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados