Siga-nos

Trânsito

Evitar trânsito gera qualidade de vida

Publicado

em

VOCÊ SABIA!

 

Empresários podem modificar horários e hábitos para contribuir

Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (Ipea) divulgou estudo que mostra que os brasileiros, em especial aqueles que vivem na capital paulista, gastam tempo demais no trânsito, para se deslocar entre trabalho e casa.

Baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), gerados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  o estudo mostra que só na China trabalhadores ficam mais tempo presos ao trajeto do que no Brasil.

O que é possível fazer para mudar este cenário, que não prejudica apenas a qualidade de vida do funcionário, mas também as empresas e a economia?

Se é nítida a importância de investimentos em transportes públicos, para que mais pessoas possam ter facilidade em usar estes meios para chegar em casa, há outras medidas que podem ser adotadas paralelamente.

Várias empresas, de todos os portes, têm feito estudos para modificar o horário de funcionamento, de forma que seus colaboradores se sintam estimulados a usar o transporte público fora do horário de pico.

É preciso fazer a pergunta: minha empresa tem obrigatoriamente que funcionar no horário comercial? Muitos consultórios, escritórios e até alguns tipos de loja podem adotar horários alternativos.

A contratação de pessoas que vivem na região da empresa é igualmente importante. Além de economizar com o transporte e, dessa forma, poupar inclusive recursos naturais, a decisão fomenta a movimentação da economia local, com melhoria da qualidade de vida em cada pedaço da cidade.

Outra medida inteligente e cada vez mais adotada é a contratação de funcionários que possam trabalhar à distância. A internet tem viabilizado que muitas funções possam ser desempenhadas sem que o funcionário esteja na sede da empresa.

Empregados que trabalham, por exemplo, com digitação, projetos, contabilidade e algumas outras tarefas de pesquisa, administração e planejamento podem tranquilamente trabalhar em casa, diante de um computador, enviando o resultado de seu trabalho pela internet.

 

Transporte individual
Quais as consequências de passar horas em congestionamentos?

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados