Siga-nos

Educação

Evento no Liceu Pasteur aproxima Ciências do cotidiano dos alunos

Publicado

em

Já é uma tradição e todos adoram: pais, professores, coordenadores, visitantes e, claro, os próprios alunos. A Feira de Ciências do Liceu Pasteur não representa apenas a aproximação do fim do ano letivo e de todo aprendizado nele embutido, mas também a forte associação entre teoria e prática, o conhecimento levado ao cotidiano dos alunos; a descoberta da Ciência, entendida, assim, como algo próximo à realidade e presente em todos os avanços tecnológicos, medicinais e ambientais no planeta.
Passeando pelos corredores do prédio histórico em que está sediado o Liceu, na Vila Mariana, os pais puderam ver maquetes, exposições e explicações de crianças e jovens que mostravam a assimilação do conteúdo discutido ao longo do ano.
A turma do segundo ano Fundamental, por exemplo, tratou da Biodiversidade na Mata Atlântica. E teve muito mais: o Terceiro Ano abordou a Classificação dos Animais; o 4º trouxe Ervas Aromáticas; o 5º apresentou o Corpo Humano; o 6º mesclou conhecimentos sobre Florestas e Formas de Agricultura, enquanto o 7º focou na Agricultura. Já o 8º Ano tratou de Alimentação e Máquinas e o 9º ano discutiu sobre a disponibilidade da água no mundo.
No Ensino Médio, os temas apresentavam complexidade ainda maior: a 1ª Série tratou da memória e a 2ª Série fez uma crítica de fatos que costumam ser mostrados em filmes de ficção científica.
O público se revezava nos estantes dos alunos, questionando e demonstrando interesse. Temas como a capacidade de Memória ou as perspectivas de disputa por água no mundo e ainda as possibilidades de uso diverso sobre inteligência artificial mostravam aos pais e visitantes que a Ciência está realmente na vida e no futuro de todos nós. 3. Quais foram as abordagens/trabalhos que encantaram o público (alguns exemplos).
“A Feira de Ciências permite uma maior aplicação prática de conteúdos vistos em salas de aula, que vai além dos trabalhos desenvolvidos nos nossos laboratórios”, comenta a diretora pedagógica, Stella Palmisano. “Mas não é só isso. Todo o processo de organização do evento permite o desenvolvimento de outras habilidades e competências, como planejar um trabalho, pesquisar um tema, trabalhar em equipe, preparar um estande e fazer uma apresentação em grupo. Finalmente há também a integração de toda a comunidade escolar. Em um mesmo dia estão presentes todos os alunos e suas famílias, professores e funcionários, além dos antigos alunos que aproveitam a ocasião para visitar a escola”, conclui.
Para ela, há ainda outra relevância fundamental no evento. “No decorrer dos anos, conforme os alunos vão desenvolvendo trabalhos com diferentes temas, a Feira contribui para o desenvolvimento de conceitos importantes na formação dos alunos, com acúmulo de conhecimento”, aponta.
O Liceu Pasteur fica na Rua Mairinque, 256 – Vila Mariana. Telefone: 2344-9000. Saiba mais em: www.liceupasteur.com.br

Disputa no futuro sobre a água, biodiversidade, capacidade de memória do ser humano, inteligência artificial...  Temas despertaram a curiosidade de pais e visitantes da Feira de Ciências

Disputa no futuro sobre a água, biodiversidade, capacidade de memória do ser humano, inteligência artificial… Temas despertaram a curiosidade de pais e visitantes da Feira de Ciências

foto-7

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados