Siga-nos

Educação

Estudantes conquistam medalhas de ouro em Olimpíada de Astronomia

Publicado

em

Eles nunca mais vão olhar para o céu da mesma forma. Agora, os estudantes da Escola Nossa Senhora das Graças, no Jabaquara, têm uma visão ainda mais apurada do universo. Desde 2007, participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Astronomia, Agência Espacial Brasileira e Eletrobrás/FURNAS. Sempre trouxeram para casa medalhas de bronze, prata e ouro.
“Em 2011, dois de nossos alunos foram convidados a participar de uma seletiva para representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e os resultados de 2012 indicam que iremos repetir essa façanha. Estamos criando uma cultura de Olimpíadas”, comenta a diretora pedagógica da ENSG, Eliane Kattur Nieman Mello.
Neste ano, onze alunos do Ensino Médio realizaram a prova da OBA e os resultados foram realmente animadores: Fábio Luiz Soares Santos e Matheus Guarany de Araújo levaram medalhas de bronze, enquanto Felipe Falco de França e Fábio Luis Kenji Ito conquistaram medalhas de ouro. Eles foram orientados pelas professoras Laura Maria Rubi Falco de França e Claudete J. Carmona Yonashiro. A Escola oferece aulas preparatórias de Física e Astronomia aos alunos que querem participar da OBA, nos meses que antecedem a prova e a resposta desse empenho tem sido positiva.
Ainda em 2012, trinta alunos do 2º ano do Ensino Médio participaram da VI Mostra Brasileira de Foguetes, vinculada à (OBA) Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
A OBA tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica, despertar a imaginação e o interesse científico, estimular o prazer em estudar a área do conhecimento da física, matemática e tecnologias aeroespaciais e selecionar equipes brasileiras para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia.
A Escola Nossa Senhora das Graças fica na Praça Barão de Angra, 91 – Cidade Vargas. Telefone: 5588-4488; www.ensg.com.br.

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados