Siga-nos

Cultura

Estreia musical com jovens do espectro autista

Publicado

em

O autismo é conhecido pela diferença que provoca no modo de comunicação das pessoas. Mas, diversos exemplos e casos mostram que, apesar da aparente dificuldade em se expressar, as pessoas do espectro autista têm grande inteligência e capacidade de sentir. Pois agora, um grupo de jovens vai comprovar que é sim, possível, compartilhar emoções e sensações com os demais. Eles vão subir ao palco e encenar um espetáculo teatral, sob a batuta do diretor Deto Montenegro, da Oficina dos Menestréis. Neste sábado, 19, acontece a estreia do espetáculo “AUT”, no Teatro Dias Gomes, na Vila Mariana.

No musical, cenas de diversas peças do repertório da Oficina dos Menestréis são apresentadas numa programação de rádio para ser assistida no teatro. Dois locutores narram de maneira irreverente a programação da Rádio ZYBem Bom com uma saudação divertida e inclusiva.

Com muita música, coreografias e humor, alunos do curso experimental direcionado a jovens do espectro autista apresentam habilidades sociais e artísticas desenvolvidas através do método de treinamento artístico da Oficina dos Menestreis, num projeto ousado e inovador. E mostram que agora são 22 menestréis do Projeto Aut!

Esta não é a primeira iniciativa da trupe valorizando a diversidade e a inclusão. Os projetos sociais da Oficina dos Menestréis busca integrar e valorizar a troca em montagens com pessoas com deficiências físicas e visuais, pessoas da terceira idade, pessoas com Síndrome de Down (projeto UP), jovens carentes…

Ainda no início da década de 1980 no Rio de Janeiro com o irmão Oswaldo Montenegro, Deto desenvolveu um novo método de direção de elenco. Desembarcou em São Paulo, mais especificamente na Vila Mariana, em 1991 e criou a primeira turma do musical Noturno, em cartaz até hoje na cidade de São Paulo. Há 20 anos, depois de se associar com o ator Candé, criou a Oficina dos Menestréis que se tornou referência em teatro musical na cidade.

As únicas apresentações do Espetáculo AUT vão acontecer nos domingos, dias 19, 26 e 2 de junho, sempre às 16h30, no teatro Dias Gomes, na Rua Domingos de Moraes, 348. Outras informações pelo telefone: 5575-7472.

 

Advertisement
5 Comentários

5 Comments

  1. Beatriz Procopio

    20 de maio de 2013 at 9:36

    Foi maravilhoso!! Uma lição de vida, vale a pena conferir, todos somos capazes!! Parabéns jovens, equipe, músicos e direção! Um projeto mais que especial!!

  2. Ana Maria

    20 de maio de 2013 at 23:44

    Meus filhos fazem parte desse projeto, dificilmente é possivel explicar a transformação desses pequenos menestreis autistas com o teatro. O Deto deu a oportunidade para mostrar o quanto são talentosos, disciplinados , bastava que alguem desse essa oportunidade.

  3. Tatiane Ribeiro

    21 de maio de 2013 at 23:42

    Como idealizadora deste projeto e academica nesta área posso dizer que essas crianças aprenderam a se comunicar e melhoraram sociabilidade através da arte. Eles aprenderam cumprimentar ao chegar nos ensaios, olhar mais nos olhos, ouvir música alta, modular a expressão e tom de voz, aprenderam coreografias complexas e sincronizadas, entender algumas pistas sútis… Nos bastidores nossos queridos menestréis estavam brilhantes, irradiantes, felizes, querendo ser aplaudidos, querendo agradar. Quando eles entraram no palco, foi como se o mundo tivesse parado, foi perfeito!! Essas crianças podem ir muito além, elas são demais!!!

  4. Mina Viana

    23 de maio de 2013 at 13:27

    Maravilhoso!
    Parabéns, vale sempre a pena investir nas qualidades e competências e acreditar.
    O Mundo deveria ser uma porta aberta a esta temática.
    Lido com um todos dias, e reconheço as capacidades até nessa área da representação, a memória prodigiosa.
    E o treino das expressões e emoções, é uma metaforse extraordinária.
    Beijinhos e sucesso para esse vosso trabalho

  5. Deusina

    23 de maio de 2013 at 13:32

    10! ESTE PROJETO
    Excelentes atividades de convivência que promovem a autonomia de pessoas com deficiência. Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados