Siga-nos

Sem categoria

Escolha de candidato a vereador é tão importante quanto decisão sobre prefeito

Publicado

em

As eleições municipais se aproximam e, como sempre, os debates ficam polarizados em torno da escolha do próximo prefeito da capital. Mas, vale ressaltar que a decisão pelo nome do parlamentar de preferência tem a mesma importância. São os vereadores e as vereadoras eleitos que podem concretizar ou atrapalhar a aprovação de projetos propostos pelo futuro prefeito.
Nas eleições anteriores, a maioria dos moradores da região de Vila Mariana e Jabaquara optou pelo chamado voto de legenda, ou seja, em vez de votar em uma pessoa, especificamente, digitou na urna apenas os dois números que identificam o partido de sua preferência. Quando se toma esta decisão, o voto é somado a todos os demais da legenda, inclusive aqueles que foram dados a candidatos da coligação. Depois, é feita a soma total: a coligação que tem mais votos terá direito a número proporcional de vereadores. No total, a Câmara paulistana tem 55 parlamentares.
O voto de legenda é uma alternativa, mas o eleitor pode estar colaborando para colocar na Câmara Municipal pessoas que não compartilhem dos mesmos ideais ou tenham atuação focada em áreas que não considera prioritária, porque foram os mais votados da coligação.
Vale destacar que os vereadores também são os responsáveis pela elaboração de leis que podem afetar a vida de todos nós: proibições e permissões para construir, abrir um negócio e até lavar a calçada podem ser inventadas e aprovadas por eles. Podem ainda sugerir programas culturais, ambientais ou urbaníticos importantes, desenvolver projetos de saúde, educação, assistência social… Tudo que afetará o cotidiano urbano no futuro.
Então, procure conhecer as propostas dos candidatos e faça sua escolha. No dia da eleição, não esqueça de levar o número de seu candidato ou candidata anotado.
Mais do que isso: mantenha este número anotado pelos próximos quatro anos e procure acompanhar o mandato de seu vereador. O que ele ou ela tem feito pela cidade? Que projetos importantes conseguiu viabilizar? Foi contra ou a favor de propostas que você considera essenciais para mudar o futuro de São Paulo?
Câmara
Outra informação que muito paulistano desconhece é que a Câmara Municipal realiza debates e eventos sobre os mais diferentes temas, abre sessões para acompanhamento da população…
Não basta reclamar da atuação dos políticos e não fazer nada pelo bem da cidade. Quem realmente se preocupa dá sua contribuição, opina, protesta através de emails e cartas direcionados aos gabinetes dos vereadores.
Outras informações e a agenda de eventos e debates podem ser obtidas no próprio site da Câmara Municipal de São Paulo: www.camara.sp.gov.br

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados