Siga-nos

Educação

Escolas podem se inscrever no Parlamento Jovem Paulistano

Publicado

em

Desde 2001, jovens podem aprender um pouco mais sobre política e sobre o funcionamento das instituições democráticas. A ideia é fazer com que entendam o processo de criação de leis, votação, descubram as diferenças entre a atuação dos três poderes… Tudo isso na prática.
E já estão abertas as inscrições para a 14ª edição do Parlamento Jovem Paulistano. Podem se inscrever jovens do 6o ao 9o ano de escolas particulares ou públicas. Os estudantes escolhem um “partido” e criam seu projeto de lei e enviam até o dia 14 de agosto. Os melhores projetos são selecionados por uma comissão de vereadores e divulgados, em setembro. Depois, em 13 novembro, os 55 jovens selecionados vão ocupar as cadeiras dos 55 ereadores paulistanos e defender suas ideias, na sessão solene do Parlamento Jovem.
Os partidos não são como os partidos comuns. São temáticos: Partido da Natureza, da Assistência Social, da Cultura, da Saúde, da Segurança Urbana, do Planejamento Urbano, da Habitação, do Trânsito e Transporte, da Educação, do Emprego, ou dos Esportes, Lazer e Recreação. Cada escola poderá participar com apenas um projeto de lei.
A redação dos Projetos de Lei deverá conter duas partes básicas. A primeira é o é o texto da lei que, no âmbito municipal, contém definições, regras, ações. A segunda parte é a justificativa da lei, que pode conter argumentos, objetivos e explicações.
Para mais informações, escolas e estudantes devem consultar o Manual de Orientação e a ficha de inscrição, que estão disponíveis no portal da Câmara (www.camara.sp.gov.br).

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados