Siga-nos

Educação

Escolas no Jabaquara serão fechadas em 2016?

Publicado

em

O Governo do Estado não confirma, porém a Apeoesp está divulgando uma lista de escolas que podem ser fechadas após o processo de “Reorganização Escolar”, divulgado nos últimos dias pela Secretaria de Estado da Educação. A entidade diz que as 155 unidades que constam da listagem seriam apenas as primeiras a serem desativadas.
Da região, duas escolas da periferia do Jabaquara constam da lista: E.E Laís Amaral e E.E João Ernesto Faggin.
A Defensoria Pública de SP, por meio de seu Núcleo Especializado de Infância e Juventude, enviou à Secretaria Estadual de Educação, na última semana, um ofício em que pede explicações acerca do plano de reorganização das escolas estaduais, a ser implementado a partir de 2016. O pedido foi encaminhado após o Núcleo ter sido procurado por alunos, pais e profissionais, preocupados com eventuais prejuízos educacionais que as mudanças possam causar.
De acordo com a Defensoria, diversas escolas já foram comunicadas da intenção do governo do Estado em separar os alunos de acordo com os ciclos de ensino. Com a medida, algumas escolas poderão ser fechadas a partir de 2016. No ofício, a Defensoria Pública solicita explicações específicas sobre como será feita essa organização e como ela será colocada em prática. Questiona também se foram realizados estudos ou pesquisas para justificar as mudanças.
Projeto
O governo nega as acusações e defende que o objetivo do é melhorar a qualidade de ensino. O Programa de Reorganização Escolar já começou em setembro e vai atingir 5 mil escolas da rede estadual de ensino. No início do ano letivo de 2016, as unidades com três ciclos de ensino (1º ao 5º, do Fundamental, 6º ao 9º do Fundamental e Ensino Médio) deverão ser reduzidas para o crescimento da quantidade de escolas com apenas um ciclo.
Segundo a Secretaria da Educação, nem todas as unidades de ensino vão participar da reorganização escolar. As escolas com mais de um ciclo ainda funcionarão, devido às diferenças demográficas e as necessidades por escolas para diversas faixas etárias em algumas regiões.
O governo defende que a mudança proposta é baseada em estudo que aponta rendimento superior de 10% nas escolas com ciclo único.
Com relação às listas de escolas que serão atingidas, o governo informou que só será divulgada no dia 14 de novembro, em um megaencontro entre escolas e pais. Chamado de “Dia E”, as 5 mil escolas estaduais estarão abertas para receber pais, responsáveis e alunos e explicar todo o processo de reorganização. Neste encontro, afirma, serão esclarecidas dúvidas sobre o programa.
O governo ainda nega que seriam extintas qualquer uma das 91 diretorias de ensino ou que seriam fechadas as escolas do período noturno.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados