Siga-nos

Educação

Escola estadual em Mirandópolis oferece cursos gratuitos de idiomas

Publicado

em

Que tal aprender um segundo idioma gratuitamente? Ou até um terceiro? Alunos da rede estadual de ensino têm essa oportunidade por meio dos Centros de Estudo de Línguas (CEL). Um deles funciona em Mirandópolis, na Escola Estadual Rui Bloem.

São aulas gratuitas de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês ou até mandarim voltadas para estudantes do ensino regular e integral. A oferta e idiomas, no entanto, varia de acordo com a unidade: há 200 delas em todo o Estado de São Paulo.

Para fazer o cadastro, basta comparecer à unidade do CEL e apresentar os documentos pessoais do candidato. No caso de menores de 18 anos, o processo precisa ser realizado por pais ou responsáveis.

Gramática e conversação

O curso é organizado por semestre (seis no total) com aulas quatro vezes por semana no contraturno do horário regular ou aos sábados para estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental. A única exceção é o inglês, voltado para o Ensino Médio e duração de dois semestres (um ano).

O plano de estudo, por sua vez, tem foco na gramática e conversação. O rendimento dos estudantes é avaliado em provas escritas e orais em sala de aula. Além do certificado, o desempenho, carga horária e nível são registradas no histórico escolar.

“Além de aprender um novo idioma, as aulas presenciais dão a oportunidade do jovem ampliar sua formação cultural, explorando os costumes de outros países”, comenta Herbert Gomes da Silva, diretor do Centro do Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional – CEFAF.

Oportunidades

Aprender um novo idioma é, muitas vezes, o caminho ideal para conquistar a oportunidade dos sonhos. Por isso, a iniciativa da Secretaria de Estado da Educação é fundamental para o desenvolvimento de milhares jovens paulistas.

O ex-aluno Bruno Souza Ribeiro, por exemplo, conta que muitas portas se abriram depois que começou a frequentar o curso de espanhol na escola Rui Bloem, em Mirandópolis, próximo à estação Praça da Árvore do Rui Bloem. “Eu tive as melhores oportunidades da minha vida. Nunca pensei que pudesse acontecer tantas coisas boas em um curto período”, diz.

O Centro de Estudos de Línguas (CEL) da EE Rui Bloem tem entrada pela Av. José Maria Whitaker, 1221. Atendimento de segunda a quinta, das 9h às 16h. Inscrições abertas para as turmas com início em agosto. Informações: 2275-4918 ou 9 6434-3142 (com Mercia).

Para conhecer as outras unidades, ligue: 0800-770-0012 ou visite o site da Secretaria de Estado da Educação: educacao.sp.gov.br.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados