Urbanismo
Enel e Prefeitura vão adotar novo protocolo para poda de árvores
Quase toda semana tem queixa: ou as podas de árvore estão atrasadas, ou foram mal feitas e comprometeram a saúde e a estabilidade da árvore, ou a Enel executou as podas e deixou os galhos interditando as calçadas, por vários dias…
Agora, Prefeitura e Enel anunciaram que foi firmado um novo convênio que deve garantir eficiência e qualidade a esses serviços. A Enel, distribuidora de energia, é responsável pela poda das árvores em meio urbano quando elas atingem a fiação elétrica.
Segundo a Prefeitura, o grande diferencial do novo convênio é o estabelecimento de técnicas e regras mais adequadas ao manejo das árvores e no cuidado para manter o equilíbrio das espécies arbóreas, para minimizar os problemas ocasionados pela queda de galhos e árvores no sistema de distribuição de energia elétrica, visando a preservar a integridade e qualidade da arborização na cidade de São Paulo.
Nas podas realizadas pela Enel, a Prefeitura pode sugerir que a concessionária faça eventuais adaptações na rede elétrica para preservar as árvores.
Outro destaque do convênio é que a Enel está desenvolvendo um sistema eletrônico para tornar a troca de informações mais rápida. A plataforma estará funcionando em julho e possibilitará a fiscalização pela Prefeitura, por meio de laudos técnicos e fotos da operação. Essa ferramenta também substituirá o envio de ofícios da Prefeitura à concessionária.
A Prefeitura ainda garante que essa agilidade resultará em menor demora em todo o processo – desde o pedido de moradores até a retirada das sobras do serviço, que passam a ser feitas pela própria Enel. Agora, o prazo limite será de 60 dias.
Além disso, o prazo para desligamento da rede de energia elétrica, quando necessário para manejos especiais, foi alterado de 45 para 30 dias.
Laís
27 de junho de 2020 at 18:02
Quarta-feira dessa semana, na minha rua, a Enel desligou a rede elétrica para fazer manutenção. Cortou uma árvore que deu dó (tenho fotos) e além de tudo nos deixou sem energia elétrica na rua. Já foram abertos vários protocolos solicitando o reparo e até agora nada. É uma tremenda falta de respeito com o munícipe
Marcelo A Borges Bugelli
21 de agosto de 2020 at 22:11
Tenho uma solicitação aberta desde 6/5/2020 que está aguardando solução sendo que já está acima da rede de alta tensão portanto, com risco. Ainda não foi solucionaado
Jornal Zona Sul
22 de agosto de 2020 at 15:10
Marcelo, nos encaminhe por email o número do protocolo do seu pedido: falecom@jornalzonasul.com.br, para que possamos pedir explicações à Prefeitura e à Enel
Bruno
2 de outubro de 2020 at 10:44
Vichi.. tenho solicitações de pedido de poda na prefeitura a muitos anos e eles vem colocam a responsabillidade na Enel, Enel vem diz que está tudo ok.. não consigo fazer pedido de poda na Enel. Tá dificil.
PATRICIA REGINA DE SOUZA MACEDO
1 de dezembro de 2020 at 17:26
Mais de 50 arvores cairam em sao paulo hoje com chuva e ventos fortes! Com certeza a falta de poda colabora pra isso ja que os galhos estao mais pesados! Uma pessoa morreu dentro de um carro atingido por uma arvore imensa! As crianças sobreviveram graças a Deus! Na vila mariana diversos casos de queda e de fogo na rede elétrica!!! BASTAAAA
Maria José cirqueira
5 de dezembro de 2020 at 9:35
A enel fez a poda deixando na calçada, mas até o momento não vieram buscar.
Meu endereço é na Vila Brasília rua Maracanã
marilu Andrade
11 de fevereiro de 2021 at 6:33
Na calçada do meu Prédio no Jardim Paulista
a árvore na calçada pode cair fizemos o pedido já a 2 anos a te o momento nada , e também a raiz já levantou a calçada e pedestre podem cair .
Será que algum dia a retirada a árvore vai ser retirada?
Jornal Zona Sul
11 de fevereiro de 2021 at 9:58
Marilu, envie o número do seu protocolo para nosso email – falecom@jornalzonasul.com.br – para que possamos cobrar a Prefeitura quanto à solução/resposta.
l7.navarro@gmail.com
18 de fevereiro de 2021 at 15:24
Estou há mais de um mês tentando atenção da EDP porque a árvore esta com os galhos entre as linhas da alta tensão e não estou sendo atendida. Por favor não esperem o pior acontecer. É uma praça e tem muitas crianças que brincam aqui diariamente.