Siga-nos

Urbanismo

Enel e Prefeitura vão adotar novo protocolo para poda de árvores

Publicado

em

Quase toda semana tem queixa: ou as podas de árvore estão atrasadas, ou foram mal feitas e comprometeram a saúde e a estabilidade da árvore, ou a Enel executou as podas e deixou os galhos interditando as calçadas, por vários dias…

Agora, Prefeitura e Enel anunciaram que foi firmado um novo convênio que deve garantir eficiência e qualidade a esses serviços. A Enel, distribuidora de energia, é responsável pela poda das árvores em meio urbano quando elas atingem a fiação elétrica.

Segundo a Prefeitura, o grande diferencial do novo convênio é o estabelecimento de técnicas e regras mais adequadas ao manejo das árvores e no cuidado para manter o equilíbrio das espécies arbóreas, para minimizar os problemas ocasionados pela queda de galhos e árvores no sistema de distribuição de energia elétrica, visando a preservar a integridade e qualidade da arborização na cidade de São Paulo.

Nas podas realizadas pela Enel, a Prefeitura pode sugerir que a concessionária faça eventuais adaptações na rede elétrica para preservar as árvores.

Outro destaque do convênio é que a Enel está desenvolvendo um sistema eletrônico para tornar a troca de informações mais rápida. A plataforma estará funcionando em julho e possibilitará a fiscalização pela Prefeitura, por meio de laudos técnicos e fotos da operação. Essa ferramenta também substituirá o envio de ofícios da Prefeitura à concessionária.

A Prefeitura ainda garante que essa agilidade resultará em menor demora em todo o processo – desde o pedido de moradores até a retirada das sobras do serviço, que passam a ser feitas pela própria Enel. Agora, o prazo limite será de 60 dias.

Além disso, o prazo para desligamento da rede de energia elétrica, quando necessário para manejos especiais, foi alterado de 45 para 30 dias.

Advertisement
9 Comentários

9 Comments

  1. Laís

    27 de junho de 2020 at 18:02

    Quarta-feira dessa semana, na minha rua, a Enel desligou a rede elétrica para fazer manutenção. Cortou uma árvore que deu dó (tenho fotos) e além de tudo nos deixou sem energia elétrica na rua. Já foram abertos vários protocolos solicitando o reparo e até agora nada. É uma tremenda falta de respeito com o munícipe

  2. Marcelo A Borges Bugelli

    21 de agosto de 2020 at 22:11

    Tenho uma solicitação aberta desde 6/5/2020 que está aguardando solução sendo que já está acima da rede de alta tensão portanto, com risco. Ainda não foi solucionaado

    • Jornal Zona Sul

      22 de agosto de 2020 at 15:10

      Marcelo, nos encaminhe por email o número do protocolo do seu pedido: falecom@jornalzonasul.com.br, para que possamos pedir explicações à Prefeitura e à Enel

  3. Bruno

    2 de outubro de 2020 at 10:44

    Vichi.. tenho solicitações de pedido de poda na prefeitura a muitos anos e eles vem colocam a responsabillidade na Enel, Enel vem diz que está tudo ok.. não consigo fazer pedido de poda na Enel. Tá dificil.

  4. PATRICIA REGINA DE SOUZA MACEDO

    1 de dezembro de 2020 at 17:26

    Mais de 50 arvores cairam em sao paulo hoje com chuva e ventos fortes! Com certeza a falta de poda colabora pra isso ja que os galhos estao mais pesados! Uma pessoa morreu dentro de um carro atingido por uma arvore imensa! As crianças sobreviveram graças a Deus! Na vila mariana diversos casos de queda e de fogo na rede elétrica!!! BASTAAAA

  5. Maria José cirqueira

    5 de dezembro de 2020 at 9:35

    A enel fez a poda deixando na calçada, mas até o momento não vieram buscar.
    Meu endereço é na Vila Brasília rua Maracanã

  6. marilu Andrade

    11 de fevereiro de 2021 at 6:33

    Na calçada do meu Prédio no Jardim Paulista
    a árvore na calçada pode cair fizemos o pedido já a 2 anos a te o momento nada , e também a raiz já levantou a calçada e pedestre podem cair .
    Será que algum dia a retirada a árvore vai ser retirada?

    • Jornal Zona Sul

      11 de fevereiro de 2021 at 9:58

      Marilu, envie o número do seu protocolo para nosso email – falecom@jornalzonasul.com.br – para que possamos cobrar a Prefeitura quanto à solução/resposta.

  7. l7.navarro@gmail.com

    18 de fevereiro de 2021 at 15:24

    Estou há mais de um mês tentando atenção da EDP porque a árvore esta com os galhos entre as linhas da alta tensão e não estou sendo atendida. Por favor não esperem o pior acontecer. É uma praça e tem muitas crianças que brincam aqui diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados