Meio ambiente
Empresas também podem reduzir consumo de água
VOCÊ SABIA?
Economizar água é sempre importante e a fase de poucas chuvas nos ensina isso. Embora fechar as torneiras em casa seja fundamental, em especial quando se trata de preservar mananciais urbanos como o Sistema Cantareira, tem peso ainda a conscientização sobre o consumo em empresas. Do restaurante que lava verduras e pratos ao escritório em que se lavam janelas e quintais, dos condomínios comerciais que precisam manter suas instalações limpas ao borracheiro ou mecânico, todo e qualquer pequeno estabelecimento pode também contribuir para diminuir o desperdício.
A Sabesp tem até um programa que auxilia o empreendedor a reduzir o consumo de água. Pode ser implantado em shopping centers, lavanderias, prédios (residenciais ou de escritórios), escolas, lojas, restaurantes… Trata-se do PURA – Programa de Uso Racional de Água, um programa de combate ao desperdício que já existe há 18 anos. O consumo pode ser reduzido de forma significativa, com ações como detecção e reparo de vazamentos, troca de equipamentos convencionais por outros economizadores de água, além de estudos para reaproveitamento e até palestras para os funcionários. A economia é de no mínimo 15% e, para participar, é preciso que haja um consumo mínimo mensal de 1000 metros cúbicos.
Para pequenas empresas que consomem menos que isso, há várias dicas disponíveis em uma cartilha publicada na internet e que pode ser baixada no endereço http://migre.me/hOM7k. Ali, há indicações para trocas de equipamentos e aparelhos como torneiras, vasos sanitários, máquinas de lavagem de louças ou roupas e ar condicionado, indicando o consumo de água de cada um deles. Vale lembrar que o investimento no processo de mudança dos equipamentos volta em pouco tempo, graças à economia na redução da conta de água e esgoto.
Outra dica interessante, especialmente para o verão, está relacionada ao uso de ar condicionado, tão comum em empresas, lojas e escritórios. Deixar a fachada clara, ter grandes janelas para poder aproveitar o ar externo quando possível, manter as portas com fechamento rápido e ter um paisagismo que ajude a reduzir a temperatura do imóvel são algumas dicas para que o sistema de refrigeração consuma menos energia e água.
No paisagismo, aliás, procure investir em plantas que exigem pouca irrigação e, quando for necessária a rega frequente, dê preferência aos períodos do amanhecer e entardecer, de forma que a terra se mantenha úmida por mais tempo.