Siga-nos

Meio ambiente

Em viagens, é fundamental proteger a natureza

Publicado

em

Durante as férias, é possível minimizar os impactos da locomoção e do consumo, além de estimular o contato com a simplicidade

Verão é tempo de férias, de concluir as tarefas do ano, viajar. É possível preocupar-se também com a preservação ambiental durante este período de descanso? A tarefa pode ser fácil e até auxiliar na tarefa de recarregar as energias para recomeçar em 2013.
Comece planejando: ficar mais tempo na cidade de destino evita desperdício nas emissões de carbono equivalente a cada viagem. Considere a hipótese de fazer uma viagem de ônibus, o que reduz o emissão de poluentes e ainda diminui a possibilidades de congestionamentos. Mas, claro, esta hipótese só é mais vantajosa para quem sai sozinho de férias.
Quem vai viajar de carro deve tomar alguns cuidados simples que, além de representar danos menores ao meio ambiente também trazem mais segurança. Os números são imprecisos, mas é consenso entre especialistas que, em um congestionamento, o ideal é desligar o motor e ligar rapidamente na hora de dar partida. Manter a velocidade em média estável economiza combustível e traz mais segurança – analistas dizem que a a média ideal é de 90 quilômetros por hora. Estima-se que quem dirige a uma velocidade de 120 km/h não só está colocando vidas em risco como também consome 20% a mais do que quem dirige a 80 km/h.
Os pneus devem estar sempre calibrados para reduzir a emissão de gás carbônico e o uso de combustível. Com isto, a vida útil é maior e o proprietário colabora evitando o descarte de pneus, que é um dos grandes problemas mundiais. Não exceder o peso de bagagens no veículo é igualmente importante para o equilíbrio e manutenção dos pneus.
Quando estiver em uma outra cidade, procure fazer caminhadas, usar a bicicleta, deixando o carro apenas para os momentos extremamente necessários. Faça compras no comércio local, valorizando a economia desta cidade: ambientalistas sempre alertam para o fato de que o turismo deve aquecer o comércio e a prestação de serviços nas regiões visitadas sem, é claro, exceder no consumo e sempre agindo com cautela para não desperdiçar e para dar destinação correta aos resíduos. Procure também manter intenso contato com a paisagem local porque é nestes momentos que o ser humano resgata sua conexão com a natureza e valoriza sua preservação.

 

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. lizete

    5 de janeiro de 2013 at 13:36

    gostaria de fazer uma viagem curta onde tenha praia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados