Siga-nos

Meio ambiente

Em dias quentes, uso de água aumenta 30%

Publicado

em

Se pesados investimentos não forem feitos, quase 300 municípios do estado de São Paulo – e outras centenas espalhados pelo Brasil – não terão água para abastecer sua população em menos de dois anos. E mais: embora o nordeste seja conheciedo pela situação de seca no sertão, a disponibilidade hídrica é bem maior por lá do que no Estado de São Paulo. O crescimento populacional e a demanda gerada também por negócios e indústria preocupam especialistas. Boa parte da água usada já hoje na capital é importada de mananciais distantes da capital.
Toda esta situação fica ainda mais evidente em meses de baixa quantidade de chuva ou nos meses mais quentes do ano, em que o uso de água chega a crescer 30%! Mas, será que todo este aumento se justifica pela elevação das temperaturas? O que podemos fazer para eitar o desperdício de água?
Os técnicos dão algumas dicas que vão além dos banhos curtos e da torneira fechada durante o barbear ou a escovação dos dentes. Vale destacar que, a situação crítica do fornecimento de água nas regiões metropolitanas paulistas – capital, Campinas e também baixada santista – não apenas representam um quadro preocupante de qualidade de vida, mas também uma forte possibilidade de aumento futuro do custo da água.
Até leis têm sido criadas para evitar o desperdício, como a que prevê a proibição de lavar calçadas com mangueiras conectadas à rede de água potável. Mas, por que não evitar tamanho desperdício? Muitos brasileiros, acostumados com a água barata e considerada abundante, lavam mais as calçadas e os carros usando mangueiras no verão do que em dias frios, regam plantas o dia todo.
Use baldes em vez de mangueiras e, para aguar as plantas, a dica é usar regadores, nas primeiras horas da manhã, quando a evaporação é menor e, portanto, com menos água, a planta já recebe á quantidade necessária. Outra dica importante é evitar o desperdício de qualquer produto e o mais óbvio é o desperdício de alimentos. Todo artigo, até mesmo os eletrônicos, demanda grande quantidade de água em sua produção. Em casa, atente também para a lavagem de alimentos – que deve ser feita em bacias e não em água corrente. Até a escolha de alimentos na feira ou supermercado pode indicar sua preocupação com o meio ambiente: frutas que não são de época demandam muito mais água em seu cultivo, portanto, evite compra-las e especialmente desperdiça-las.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados