Siga-nos

Sem categoria

Em 2009, jornal iniciava estudo sobre novas formas de comunicação

Publicado

em

É óbvio que, quando falamos em comunicação moderna, estamos falando em internet. A rede mundial de computadores veio para ficar e trouxe tanto resultados positivos quanto negativos. Hoje, as pessoas lêem mais, escrevem mais, pesquisam mais, informam-se mais e tudo com facilidade gigantesca através da web. Mas, vale ressaltar, o número de brasileiros com acesso à internet ainda está abaixo da metade da população.

E, assim como é maravilhosa a rede no que pode facilitar o acesso a conteúdo, também é perigosa, por nos expor a mentiras, dados superficiais em temas muitas vezes complexos, informações difíceis de serem checadas.

O jornal São Paulo Zona Sul está não apenas modificando completamente o que avaliava ser um site de interesse regional, como também está transformando sua própria forma de fazer uso da internet. Desde o ano passado, nossa equipe vem estudando novas ferramentas e analisando o conteúdo oferecido na web, para garantir uma postura pró-ativa nesse mercado.

Assim, o 50° ano de circulação do jornal, que se iniciou em 17 de julho do ano passado e termina hoje, vai certamente ficar marcado como um ano em que se investiu no estudo. Livros foram lidos, técnicas aprimoradas, equipamentos modificados.

O resultado é complexo e não poderá ser implantado de uma só vez. Ressalte-se: não estamos apenas falando de internet, mas de comunicação e publicidade nos dias atuais, que demandam novas reflexões e posturas.

Além do mais, avaliamos que nossos leitores e anunciantes também terão muito a ganhar com a divisão desse novo conhecimento. Aos poucos, leitores e anunciantes não só serão apresentados a estas novidades, como nos ajudarão a fazer com que se tornem realidade. Transformar a comunidade em que se vive nunca foi uma tarefa simples e não seria agora que poderíamos imaginar um cenário mais simples, com a cidade no porte em que está, seja pelo número de pessoas que vivem na região, pelas transformações visíveis que se atravessa ou até pelo trânsito que se enfrenta,

Por outro lado, mesmo soando contraditório, esse aprofundamento em pesquisas nos mostrou que o futuro pode sim trazer facilidades para toda a comunidade. Se a implantação é complexa e o início do processo difícil, os cenários para os próximos anos – e esperamos que sejam ao menos outros 50 – tendem a uma praticidade inédita.

Outro contraponto que pretendemos impor é resgatar o contato humano, que muitas vezes se mostra reduzido com o frequente uso das máquinas para comunicação.

Esperamos contar com leitores e anunciantes nesse novo mundo.

Na próxima edição, novo logotipo

Durante 50 edições, o que corresponde a um ano de publicações do jornal São Paulo Zona Sul, contamos pedacinhos da história do jornal aqui neste espaço. A partir da semana que vem, porém, o resgate histórico apenas vai mudar de formato, mas continuará acontecendo.

Faz parte de nosso plano de futuro continuar a avaliar o que aconteceu em nossa trajetória, claro.

Com o início de um novo cinquentenário na vida do jornal São Paulo Zona Sul, várias mudanças serão implantadas paulatinamente, como já informamos. Havíamos pensado em 50 delas, como um número simbólico à data. No entanto, pode ser que este número seja ainda maior.

A primeira novidade, relembramos, será a modificação de nosso logotipo, adotando em definitivo o destaque merecido ao nome de nossa cidade, que faz parte do nome da empresa, muito embora grande parcela dos anunciantes e leitores ainda nos conheça como o “Jornal Zona Sul”, nome que carinhosamente adotamos.

Mas, concluindo um processo que teve início em 2007, o S. Paulo Zona Sul adotará esta nova postura a partir de 23 de julho. Depois disso, haverá mudanças visuais e gráficas, que tornarão o jornal mais moderno e leve.

E uma nova parceria será anunciada em breve, para concretizar esse momento de transformação. Aguardem!

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados