Siga-nos

Sem categoria

Eleitores devem se preparar para votar dia 7/10

Publicado

em

O primeiro turno das eleições acontece no próximo dia 7 de outubro – são apenas dez dias até lá. A decisão sobre o voto para prefeito ou vereador pode ser feita até o momento em que estiver diante da urna, mas a preparação para o voto não pode demorar tanto. Seu título de eleitor já está em mãos? Ele não é obrigatório, já que para votar basta estar com o documento de identificação, com foto, em mãos. Mas, o eleitor precisa saber em que zona e seção irá votar. Vale ressaltar que se o título foi extraviado, o seu nome deverá constar na pasta de votação, caso contrário não poderá votar, mesmo que exiba o RG. Ou seja, quem está confuso com relação ao local de votação pode ligar para a Central de Informações do Tribunal Regiona Eleitoral de São Paulo, no telefone 3130-2100.
Analfabetos, jovens com idade entre 16 e 18 anos e pessoas maiores de 70 anos não são obrigados a votar. Os demais eleitores devem ir às urnas – o voto é obrigatório.
Quem estiver fora do domicílio eleitoral no dia da eleição precisa ir com antecedência, a qualquer Cartório Eleitoral ou ao TRE para obter gratuitamente o formulário de requerimento de justificativa eleitoral, preenchê-lo obrigatoriamente com o número do título e entregá-lo, no dia da eleição, em qualquer local de votação. O formulário também está disponível na internet (www.tre-sp.jus.br).
Quem não comparecer no dia da votação terá 60 dias para ir ao seu Cartório Eleitoral, a contar da data da eleição, munido dos documentos que comprovem o motivo da ausência.
Neste último caso, o eleitor preencherá no Cartório um requerimento dirigido ao Juiz e aguardará a resposta. O prazo de 60 dias é contado a partir de cada turno. Portanto, 1º e 2º turnos têm prazos diferentes.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados