Siga-nos

Sociedade

Eleição para o Grande Conselho Municipal do Idoso será em 05/12

Publicado

em

Se a quarentena tem sido difícil para toda população mundial, para pessoas em grupos de risco a situação é ainda mais complexa. Os idosos estão sofrendo não apenas por ter que manter cuidados ainda mais criteriosos na proteção da saúde individual, como também pelo consequente isolamento e ausência em eventos, atividades sociais e familiares.

Nesse cenário, o Grande Conselho Municipal do Idoso – que trabalha justamente para formular políticas públicas que promovam a qualidade de vida da população idosa do município, deveria ter realizado a escolha de seus novos conselheiros em agosto passado. Mas, por conta da pandemia, o pleito foi adiado.

A atual presidente, Marly Augusta Feitosa da Silva foi quem elaborou e publicou uma resolução prorrogando o atual mandato até 30 de novembro, para que fosse possível estudar uma maneira viável de realizar a eleição para o próximo mandato.

A escolha será feita em 5 de dezembro, sábado, das 10h às 16h, em formato presencial e virtual. Por enquanto, ainda estão abertas as inscrições para quem quiser se candidatar para uma das vagas como conselheiro – para isso, é preciso ter mais de 60 anos (completados até a data da eleição), ser residente na capital e acessar bit.ly/3lOICx1, até 21 de novembro, sábado, e preencher o formulário.

Também será necessário enviar por email cópia de um documento com foto e comprovante de endereço, para eleicaogcmi@prefeitura.sp.gov.br. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania informou que até agora já há 16 inscritos da zona sul. Da região da Subprefeitura Vila Mariana, há duas candidatas, por enquanto: Carmen Ponce (número 02/015) e Norma Rangel (número 02/009).

Como Votar

Para poder votar virtualmente, é preciso se cadastrar antecipadamente, pelo link bit.ly/inscricaovotacaodigitalgcmi2020. Para a votação é obrigatório apresentar um documento oficial e original e um comprovante de residência. Os locais para a votação presencial podem ser encontrados em bit.ly/locaisdevotacaogcmi.

As eleições serão realizadas em cinco macrorregiões (norte, sul, leste, oeste e centro). Cada macrorregião elegerá nove representantes num total de 45 eleitos para um mandato de dois anos, ou seja, nove pessoas serão eleitas em cada uma dessas regiões.

Como enviar documentos

As pessoas que estão ajudando candidatos ou mesmo eleitores para fazer inscrição têm que enviar os documentos deles individualmente:

– No Assunto deve ser colocado o nome do eleitor

– É preciso mandar foto legível do documento de identificação, aparecendo de forma legível a foto da pessoa + número do documento + data de nascimento)

– É preciso um comprovante de endereço bem visível

– O mesmo procedimento deve ser feito para eleitor e para a inscrição do Candidato (a).

O QUE NÃO PODE

– Enviar num único e-mail documentos de vários candidatos ou vários eleitores

– Se o candidato(a) também for votar de forma digital deverá enviar os mesmos documentos separados: identificação + comprovante, para cada etapa.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados