Meio ambiente
EDUKATU lança desafio para professores
VOCÊ SABIA?
Professores das redes pública e privada podem participar do Desafio “A Natureza das Coisas 2015”, que premiará três melhores
O Edukatu existe há pouco mais de um ano e meio, mas já foi acessada por cerca de 1500 educadores de todo o país, em busca de ferramentas e conteúdo para tratar de questões relacionadas à proteção ambiental.
Agora, esta Rede de Aprendizagem para o Consumo Consciente promovida pelo Instituto Akatu em parceria com a Braskem, acaba de lançar um Desafio para professores das redes pública e particular de ensino. “A Natureza das Coisas 2015”.
O desafio busca incentivar educadores do ensino fundamental a desenvolverem projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida dos produtos.
Em 2014, quando ocorreu a primeira edição do Desafio, apenas os estados da Bahia e Alagoas estavam envilvidos, Ainda assim, mobilizou 159 professores e 1.710 alunos inscritos, além da sensibilizar 1.288 pessoas das comunidades das escolas. Os professores vencedores, no ano passado, trataram de temas como a destinação adequada do lixo, a escassez da água, o uso de tecnologias, integração da escola com a comunidade e produção agrícola.
Em 2015, serão premiados três professores, no total: o primeiro colocado receberá como prêmio, com apoio da Aoka Tours, uma viagem com um acompanhante para conhecer um lugar espetacular no Brasil e interagir com culturas diferentes.
Para concorrer, é preciso se inscrever pela internet e mobilizar o maior número de alunos e professores para que realizem as atividades de ao menos um percurso do Circuito Natureza até o dia 30 de outubro.
Quando o professor cadastra um projeto, automaticamente cria uma equipe gerenciada por ele. O professor responsável por cada projeto poderá enviar uma mensagem direto da plataforma para que seus convidados se cadastrem e façam parte de sua equipe. Professores e alunos precisam criar perfis individuais no Edukatu (www.edukatu.org.br).
A escola do professor classificado em primeiro lugar será contemplada e receberá uma oficina lúdica sobre reaproveitamento de materiais. Os cinco alunos mais envolvidos da equipe desse professor também serão premiados com um tablet cada, e os professores classificados como segundo e terceiro lugares receberão como prêmios um tablet e um kit de materiais didáticos, respectivamente.
O regulamento e mais informações sobre o Desafio estão no site www.edukatu.org.br. Não há limite máximo por escola, nem de equipes que cada educador pode criar O cadastro é gratuito e, para se inscrever, o usuário precisa dispor de um endereço eletrônico de e-mail válido.