Siga-nos

Meio ambiente

Ecopontos da Vila Mariana são inaugurados

Publicado

em

Construir o Ecoponto Klabin é promessa há mais de sete anos. Em 2011, chegou a ser definida verba, com divulgação em Diário Oficial do Município, para que se tornasse uma realidade. Mas, a obra foi sendo postergada até que, esta semana, foi finalmente inaugurada.
Terreno que já foi sinônimo de abandono, o novo equipamento para despejo gratuito, regular e organizado de entulho fica na esquina das ruas Afonso Celso e Maurício Klabin, na região da Chácara Klabin, distrito de Vila Mariana.
A proposta de construir ali um ecoponto faz parte do desafio de criar alternativas para que a população não deixe sobras de material de construção, “bagulhos”(objetos inervíveis), recicláveis e outros descartes em vias públicas, praças e terrenos. A intenção da Prefeitura é de que exista ao menos um ecoponto em cada um dos 96 distritos da cidade.
Na área sob responsabilidade da Subprefeitura da Vila Mariana, só existia um ecoponto no distrito Saúde (esquina das avenidas José Maria Whitaker e Senador Casemiro da Rocha), planejado na gestão Marta Suplicy mas apenas viabilizado na gestão José Serra.
Depois disso, as promessas se sucederam mas nenhum novo ecoponto entrou em funcionamento – nem mesmo na vizinha subprefeitura do Jabaquara.
Agora, além do Klabin, o mesmo distrito da Vila Mariana ganhou outro Ecoponto, localizado na divisa com o distrito do Ipiranga – o Saioá, que fica junto ao viaduto de mesmo nome, na Avenida Dr. Ricardo Jafet.
O bairro de Moema continua a não ter ecopontos, mas vale ressalvar que o bairro não conta com muitos pontos viciados de despejo de entulho, ou seja, locais públicos ou terrenos particulares onde são deixados restos de material de construção de forma ilegal.
O prefeito Fernando Haddad esteve esta semana na Vila Mariana para marcar a inauguração dos equipamentos. “Com as duas centrais mecanizadas, mais os 140 ecopontos, mais a coleta seletiva universal, a gente vai ter dado um grande passo. Temos uma agenda muito avançada, que inova. Estamos chegando ao século 21”, afirmou Haddad. A ampliação da coleta seletiva é o eixo principal da política pública para resíduos sólidos estabelecida pelo Programa de Metas.
“No início da gestão nós tínhamos 51 ecopontos, hoje nós estamos chegando a 88”, comemorou o Secretário de Serviços, Simão Pedro.
Muda gratuita
Qualquer pessoa que depositar resíduos no ecoponto poderá retirar gratuitamente uma muda de árvore ou planta ornamental. São fornecidas árvores nativas de pequeno porte, fornecidas pelo Viveiro Manequinho Lopes. Entre as espécies estão os ipês amarelo e branco, jabuticabeiras e pitangueiras. A campanha de doação é voltada a moradores da Vila Mariana.
Os dois novos pontos de entrega voluntária de resíduos receberam investimentos de R$ 383.044,88. O ecoponto Saioá tem 917 metros quadrados, enquanto o ecoponto Vila Mariana possui área de 808 metros quadrados. Atualmente, a subprefeitura da Vila Mariana conta com três ecopontos. Segundo o subprefeito João Carlos Martins, a área é responsável por 10% da coleta seletiva da Capital.
Cada um dos ecopontos tem capacidade de receber cerca de 600 metros cúbicos de resíduos por mês. Os munícipes podem depositar gratuitamente até um metro cúbico de resíduos por dia, o que equivale a uma caixa d’água de mil litros.
Podem ser descartados restos da construção civil, como pisos, azulejos, cimento, terra, telhas de cerâmicas e sem amianto; entulhos em geral; grandes objetos, como móveis; poda de árvores e resíduos recicláveis, como papel, papelão, plásticos, vidros e metais. O objetivo é evitar o descarte ilegal desses materiais nas ruas e praças da cidade.
Todos os ecopontos funcionam de segunda à sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. A lista de todos os 88 postos de entrega voluntária está disponível na página da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana.
Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 0800-7777156.

 

Qualquer pessoa que depositar resíduos nos novos ecopontos poderá retirar gratuitamente uma muda de árvore ou planta ornamental. Vale ressaltar que o descarte de entulho também é gratuito

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados