Siga-nos

Ecourbis

Ecopontos começam a receber sobras de gesso

Publicado

em

Nem todo material é reciclável ou tem destinação final definida. Um dos grandes problemas no meio urbano era descartar gesso – muito usado em obras de construção e reforma.

No início de junho, entretanto, 36 dos 120 ecopontos existentes na cidade passaram a aceitar o descarte do gesso de forma gratuita e regular.

Os Ecopontos são equipamentos públicos que recebem gratuitamente recicláveis, entulho, poda de árvore e móveis velhos. A cada dia, qualquer pessoa pode levar até um metro cúbico de qualquer desses materiais e deixar ali para destinação correta, contribuindo tanto para o combate aos descartes irregulares, principalmente em pontos viciados, como para a ampliação da reciclagem de materiais.

O recebimento de gesso é iniciativa da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) que será implantada inicialmente em 36 unidades espalhadas por diversas regiões da cidade e será expandida gradativamente para os demais Ecopontos.

“É um grande avanço para gestão de resíduos sólidos na cidade de São Paulo. É a soma de esforços da administração pública em parceria com o setor privado para combater o descarte irregular desse material nas ruas e contribuir com a preservação do meio ambiente”, diz Roberto Perosa, presidente da AMLURB.

Para a implantação do projeto de gesso nos Ecopontos, a AMLURB realizou um projeto piloto por oito meses em algumas unidades para testar a viabilidade técnica e adesão da população. Durante esse período, foram recebidas e recicladas cerca de 8 mil toneladas de gesso.

A reciclagem do gesso é uma parceria da autarquia com a Multiplus, uma empresa especializada na reciclagem do material no Estado de São Paulo, que fará a coleta, transporte e tratamento do gesso.

“A reciclagem do gesso é uma alternativa 100% eficiente e sustentável para o meio ambiente. Pelo tratamento do material, é possível diminuir os impactos ambientais do processo de extração da pedra de gesso (gipsita) e oferecer destinação correta para diminuir o descarte irregular do material”, conta Felipe Montanini, Gerente Comercial da Multiplus.

Na prática, após a coleta do gesso nos Ecopontos, é realizado o processo industrial para reciclagem, com a separação do gesso de materiais contaminantes e reaproveitamento de 100% dos resíduos. Com isso, o gesso reciclado retorna a cadeia produtiva como matéria-prima para os setores da agricultura e construção civil.

Nas zonas sul e sudeste, o gesso pode ser entregue nas seguintes unidades:

  • +Ecoponto Vicente Rao: Av. Professor Vicente Rao, 308 – Santo Amaro
  • +Ecoponto Cidade Saudável: R. Ptolomeu, 869 – Jardim São Luís
  • +Ecoponto Vila das Belezas: R. Campo Novo do Sul, 500 – Vila Andrade
  • +Ecoponto Piraporinha: R. João de Abreu, 326 – Jardim das Flores
  • +Ecoponto Mirandópolis: Av. Sen. Casemiro da Rocha, 1220 – Mirandópolis
  • +Ecoponto Anhaia Mello: Rua da Prece, nº 296, Altura do nº 2000 da Av. Prof. Luis Ignácio de Anhaia Mello
  • +Ecoponto Tereza Cristina: Av. Teresa Cristina, 10 – Ipiranga
  • +Ecoponto Vila Industrial: R. Umari, 49 – São Lucas – São Paulo
  • +Ecoponto São Lucas: R. Florêncio Sanches, 307 – Vila Prudente
  • +Ecoponto Jabaquara: Rua Jupatis, 140 – Vila Mira
Advertisement
2 Comentários

2 Comments

  1. Tatiane

    31 de julho de 2021 at 19:49

    Parabéns pela iniciativa, mas precisa estender para as demais regiões.

  2. Marcos

    11 de janeiro de 2023 at 11:47

    Hoje 11.01.23 liguei para prefeitura e não souberam me dar nenhuma informação referente a qual ecoponto aceita resíduos de gesso, me disseram após um longo tempo de atendimento que provavelmente não aceitam, agora encontrei essa página dizendo que tem alguns ecopontos que aceitam Tomara que seja verdade, vou ter que ir pessoalmente verificar, porque não existe telefones nos ecopontos, Mas se for real essa informação estão de parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados