Siga-nos

Meio ambiente

Economia de água: é preciso ir além

Publicado

em

Redução no consumo não deve se restringir a preocupações com a seca e precisam sair do ambiente doméstico

Começou a ser utilizada em São Paulo a reserva estratégica, também chamada de Volume Morto, do Sistema Cantareira, que estava com volume de água abaixo de 10%, o menor de sua história, gerando preocupação com o abastecimento na Grande São Paulo. Inegável é que a situação trouxe maior conscientização com relação ao uso de água. Na primeira avaliação feita um mês após a criação de um bônus, pela Sabesp para quem reduzisse o consumo, verificou-se que 76% aderiram ao programa de economia de água. Desses, 37% tiveram bônus, outros 39% economizaram, mas não atingiram a meta que daria direito ao desconto e outros 24% não economizaram água.
Entretanto, que há outras medidas que o consumidor pode tomar para contribuir ainda mais. O consumo consciente, especialmente de alimentos, pode melhorar as reservas do Planeta! Se hoje enfrentamos um problema local, é possível que este quadro, para as próximas gerações, tenha reflexos pelo mundo.
Toda a agricultura é feita a base de água, assim como a geração de energia para produção e transporte. Por isso, torna-se imprescindível consumir apenas o necessário e preferir sempre os artigos alimentares da estação, que consomem menos no processo. Outras ações fundamentais são ensinar os filhos a não desperdiçar água nem mesmo na escola, evitar o consumo de talheres ou copos demais em um restaurante, denunciar vazamentos tanto nas ruas quanto em um estabelecimento comercial que frequente, fazer campanha no escritório, incentivar a economia de água entre vizinhos e amigos, partilhando informações.
Para se ter uma ideia, só um supermercado consome, por mês, o equivalente ao consumo de 500 casas. Agora, a Sabesp está ampliando seu programa de conscientização: foi firmado um acordo com entidades que representam administradoras de condomínios, imobiliárias, supermercados, bares e restaurantes. Funcionários de mais de 50 mil comércios e edifícios receberão treinamento para economizar água no dia a dia. Outra frente será a capacitação para pesquisas de vazamentos com os profissionais de manutenção dos estabelecimentos. Condomínios também podem ser beneficiados com a redução na tarifa para consumidores que economizam 20%.
Outra novidade é que foi suspensa a exigência de consumo mínimo para os clientes de Demanda Firme na Grande São Paulo: empresas e indústrias que mantêm esse tipo de contrato podem diminuir seu consumo para um volume abaixo do mínimo acordado. Foi ainda liberada para esses clientes a utilização de outras fontes de abastecimento.

 

Tubulações foram criadas pela sabesp para uso de reserva estratégica de água, no sistema cantareira, que atingiu o nível mais baixo de sua história

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados