Siga-nos

Cultura

Dona Ivone Lara apresenta o Samba de Quadra no Sesc

Publicado

em

O projeto Matrizes do Samba Carioca, que já trouxe Mart’nália com seu “Partido Alto”, vai trazer em setembro a matriarca do samba: Dona Ivone Lara.
O show será nos dias 25, 26 e 27 de setembro, quando toma conta do teatro o chamado “Samba de Quadra”, também conhecido por Samba de Terreiro. A dama do samba vai se apresentar ao lado de dois outros talentos femininos do samba brasileiro: Áurea Martins e Nilze Carvalho
O projeto “Matrizes do Samba Carioca” começou em agosto e tem duração de três meses, trazendo grandes mulheres sambistas cujas trajetórias estejam diretamente ligadas a cada um dos três gêneros fundamentais do samba do Rio de Janeiro. Cada qual com suas respectivas particularidades e diferentes sonoridades, Partido Alto, Samba de Quadra e Samba-Enredo foram como as matrizes do samba do Rio de Janeiro.
Em 16, 17 e 18 de outubro o projeto celebra o Samba-Enredo com a apresentação de Teresa Cristina.
Os três gêneros foram registrados pelo IPHAN como patrimônios culturais imateriais do país. Para além da importância dos três gêneros de samba, a intenção do projeto é ressaltar a relevância da contribuição feminina na gênese, desenvolvimento e permanência das vertentes. As mulheres “guardam e espalham tudo o que precisa ser conhecido, reconhecido e transmitido, fazendo com que o samba esteja no cotidiano, e seja presente, passado e futuro”, completa.
Dona Ivone Lara já tem mais de 80 anos dedicados ao samba, desde que começou a compor aos 12 anos, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Em 1947, compôs o samba “Nasci para sofrer” com o qual a escola de samba Prazer da Serrinha realizou seu último desfile. No mesmo ano, fundou o G.R.E.S. Império Serrano, com dissidentes da antiga escola.
A partir da década de 1970, por sinal, sua carreira passa a outro patamar com as gravações e o reconhecimento que cristalizou-se nas décadas posteriores em participações em diversos festivais musicais em países como França, Gana, Portugal, Suíça, Alemanha, Angola, Martinica e Itália.
Para prestar homenagem ao Samba de Quadra, Dona Ivone Lara vem acompanhada de Áurea Martins e Nilze Carvalho. Áurea Martins já conta quatro décadas de carreira como cantora pela noite carioca. Já foi reconhecida e elogiada por mestres como Jamelão, Aldir Blanc e Hermínio Bello de Carvalho. Em 2012 lançou seu primeiro CD, com participação de Chico Buarque. Nilze Carvalho inciou sua carreira em 1981 e conta já com 15 álbuns em sua discografia como instrumentista e cantora, além de diversas participações em discos de Zeca Pagodinho, Jair Rodrigues, Monarco, Nei Lopes, entre outros. Há 15 anos é integrante do grupo Sururu na Roda.
O show acontece dias 25 e 26 de setembro, sexta e sábado, às 21h; domingo, às 18h, no Teatro. Não recomendado para menores de 12 anos. Ingressos, já à venda, custam entre R$ 12 e R$ 40.O Sesc Vila Mariana fica na Rua Pelotas,141. Telefone: 5080-3000

 

Dona Ivone Lara se apresenta com Áurea Martins e Nilze Carvalho

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados