Siga-nos

Restaurantes

Do bacalhau português ao brioche francês, região tem diversidade

Publicado

em

Na semana passada, o jornal São Paulo Zona Sul já mostrou diversas casas que garantem que São Paulo mereça a fama de capital gastronômica do país.
A diversidade é tão incrível que, só na região, já é possível estabecer roteiros originais, como o que aponta a culinária de diversos países em restaurantes, bares e até padarias não muito distantes de onde se vive.
Na edição anterior, mostramos uma casa de chá egípcia, um restaurante indiano, outro que mescla no cardápio opções chinesas e japonesas, além de um espanhol – tudo aqui pertinho.
Para continuar a desvendar os sabores do mundo, entretanto, há várias outras paradas quase obrigatórias por aqui.
Quem já esteve na França sabe que uma das principais marcas do país são suas famosas “boulangeries”, panificadoras responsáveis por delícias únicas. Aqui na Vila Mariana existe uma delas – a Boulangerie Mercure.
Localizada dentro do Hotel Grand Mercure Ibirapuera, tem um agradável terraço e também uma área interna com ar condicionado onde se podem apreciar especiarias francesas, como as famosas croissants, brioches, quiches e bolos. Funciona diariamente das 8h às 20h.
O Hotel fica na Rua Sena Madureira, 1355. Telefone: 3201-0800.
Ainda abordando comidinhas, outra boa pedida para saborear receitas internacionais é conferir especialidades árabes no restaurante Jaber, como o kibe cru, os kibes fritos, as esfihas abertas ou fechadas, além de pratos como babaganush (feito de berinjela) e homus (feito com grão de bico). Os beirutes e os grelhados, como Kafta e Michui de frango, merecem ser conferidos. Já os doces sírios são uma atração à parte: experimente os ninhos e o Halawe (doce de gergelim).
A Loja Paraíso fica na Rua Domingos de Moraes, 86, no Paraíso. Telefone: 5579-2777. Abre de segunda a domingo das 8h00 às 22h30. Tem também delivery na Vila Mariana (consulte a área) pelo telefone 5083-7083, todos os dias das 11h às 23h.
Outro endereço de quitutes que representa bem a mistura de nações e influências culinárias é o Caminito. Inspirada no famoso endereço turístico da capital argentina Buenos Aires, a casa na verdade é comandada por um uruguaio. E tem cervejas de vários países!
A fama da casa vem das empanadas e a mais pedida delas é a saltenha, que leva, além da carne moída, batatas, ovo e uvas passas. Há ainda versões com carne moída apenas, carne picante, e carne com uva passa. Deliciosa também é a de roquefort, que leva no recheio salsão, presunto e nozes. Outro sabor original é a de bacalhau.
A Empanadas Caminito fica na Alameda dos Indígenas, 83 – Planalto Paulista. Telefones 5055-0551 e 5055-0591. Site: www.caminito.combr. Funciona de Segunda das 12h às 15h, terça a quinta das 12h às 23h, sexta e sábado do meio-dia à meia-noite e aos domingos das 17h às 23h. Aceita pedidos de delivery.
Já quem prefere curtir uma refeição completa internacional e extremamente relacionada às origens do Brasil não pode deixar de visitar um restaurante Português.
Um dos mais famosos e antigos é o Bacalhau do Porto, criado há mais de 40 anos!
Ali é possível conferir receitas com frutos do mar e doces que só o pessoal da terrinha sabe fazer.
As trutas, o bacalhau e os pratos a base de camarão são as grandes vedetes do cardápio, mas há também salmão e abadejo.
Se o desejo for conferir o famoso bacalhau, peça pelo Funchal Especial Porto, em que a posta é dourada no azeite com alho, e que vem acompanhado de batatas ao murro e brócolis alho e óleo. Outra receita muito saborosa é o Bacalhau João do Buraco, premiada em um concurso de Bacalhau da Noruega com o primeiro lugar. O bacalhau vem em lascas, com molho de camarão, cebolas e purê de batatas ao molho gratinado. Entre os doces, confira o pastel de Santa Clara e o Pastel de Belém.
Fica na Rua Vergueiro, 8333. Ipiranga. Telefone: 2063-6502.

 

As postas do Bacalhau Funchal Especial Porto vêm douradas no azeite com alho e acompanhadas de batata ao murro e brócolis ao alho e óleo

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados