Siga-nos

Meio ambiente

Dia Mundial sem Compras: 29 de novembro

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Está cada vez mais famosa no Brasil a chamada Black Friday, uma estratégia promocional norte-americana para estimular a compra, por preços supostamente reduzidos, na última sexta-feira de novembro. Nesta época, as ofertas convidam o consumidor a adquirir até mesmo aquilo que não estava em sua lista de prioridades ou necessidades. Como evitar este consumo desenfreado? Será que todas as compras que fazemos são necessárias?
Em contraposição à Black Friday, surgiu no Reino Unido, há alguns anos, uma campanha para incentivar a reflexão sobre as reais necessidades de se consumir: é o Dia Mundial sem Compras, marcado para o último sábado do mês de novembro.
Será que é tão simples passar 24 horas sem gastar nada? A proposta é que cada cidadão se proponha este desafio para perceber o quanto o hábito de comprar está arraigado no cotidiano. Comprar uma bala, uma roupa exposta em uma vitrine, um almoço, um refrigerante ou um café ao caminhar pela rua… É possível evitar?
De acordo com a Ong AdBusters, cerca de 20% da população mundial é responsável pelo consumo de 80% dos recursos naturais, causando um nível desproporcional de prejuízos ambientais e distribuição injusta da riqueza.
A ONG alerta, entretanto, que não se trata de proibir o consumo, mas sim resgatar o sentido da vida. Ao deixar de lado cartões de crédito e dinheiro, o consumidor passa a dar valor e aproveitar tudo aquilo que é gratuito porém valioso, como o contato com pessoas queridas e com a natureza, visitando parques da cidade, por exemplo. Ao mesmo tempo, a ONG incentiva pequenos estabelecimentos comerciais a também participarem, oferecendo degustações, distribuição de amostras de serviços e produtos, organizando eventos. Os idealizadores acreditam que a campanha auxilia o consumidor a refletir também sobre a importância de valorizar pequenos estabelecimentos, garantindo o fomento à economia local. Em alguns países que já aderiram à campanha, como a vizinha Argentina, o mote da campanha é “Um dia sem Compras e 364 de Consumo Responsável”.
Outras informações sobre a campanha podem ser encontradas em www.buynothingday.co.uk (em inglês). Na internet, aliás, é possível encontrar relatos de várias pessoas que se dispuseram a ficar dias ou até meses sem consumir, mostrando as vantagens de resistir às compras por impulso.

 

CAMPANHA
Visa a evitar o consumo por impulso, após a Black Friday

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados