Siga-nos

Meio ambiente

Dia mundial sem carro pede reflexão

Publicado

em

Trocar o carro por bicicletas, ônibus, metrô é táxi pode ser mais fácil do que se imagina. Internet ajuda quem quer planejar mudança

Pesquisas feitas pela Rede Nossa São Paulo mostram que 80% dos paulistanos consideram o trânsito da capital ruim ou péssimo. Mas, afinal, o que cada motorista que enfrenta congestionamentos diariamente pode fazer para contribuir na melhoria da fluidez viária e até para reduzir o estresse e aumentar a qualidade de vida na cidade? O Dia Mundial sem Carro, comemorado anualmente em 22 de Setembro pode ser uma ótima oportunidade para refletir a respeito e perceber que há medidas simples que podem ajudar – talvez não a reduzir, individualmente, os quilômetros de filas registrados todos os dias no trânsito, mas sim a mudar a forma de enxergar a mobilidade urbana.

Este ano, a data é celebrada em um domingo. Especialmente para quem tem rotina atribulada, trabalhando em endereços distantes, levando filhos ao colégio, enfrentando reuniões em bairros diferentes, talvez esta seja uma boa oportunidade para entender que a nova postura pode ser suave e paulatina.

Uma boa ideia pode ser aproveitar a data para sair de casa usando ônibus, metrô, bicicleta a pé. Aos domingos, na cidade, das 7h às 16h, há ciclofaixas de lazer montadas ao longo de importantes artérias locais como as ruas Vergueiro e Domingos de Moraes, Avenidas Paulista, Jabaquara, Indianópolis e República do Líbano, ligando parques como o Trianon, Ibirapuera e das Bicicletas, o que favorece a atividade física em família.

Outra sugestão é definir um passeio pela cidade usando metrô e ônibus. A internet é uma ferramenta poderosa para planejar os destinos: através dos mapas no site Google (maps.google.com.br), basta estabelecer o ponto de partida (um endereço domiciliar, por exemplo) e de chegada (um parque, um cinema, a casa de um amigo) e indicar em “como chegar” que a proposta é usar transporte público. O site então vai calcular quais os trajetos possíveis e que linhas de ônibus deve-se usar para chegar lá. Também é possível usar o site www.sptrans.com.br, que coordena as linhas de ônibus da cidade, e igualmente estabelecer pontos de partida e chegada, para que o site indique as linhas que fazem o trajeto. Já no site www.metro.sp.gov.br, é interessante ver que pontos turísticos há nas proximidades de cada estação de metrô da cidade.

O uso do táxi deve ser estimulado, também, pois já aproveita carros em circulação pela cidade. O custo pode parecer elevado, mas ao se planejar uma noite de teatro e restaurante, o resultado surpreenderá muitos motoristas. Afinal, ao trocar o uso do carro particular pelo táxi, um casal perceberá que não terá dificuldades nem custos para estacionar, poderá tomar alguma taça de vinho sem correr o risco de provocar acidentes por conta do álcool. E assim, o domingo tem forte chance de indicar que uma nova atitude é viável e traz uma visão mais divertida e inovadora da cidade.

É possível trocar?
Algumas atitudes simples podem ajudar a repensar uso do carro

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados