Siga-nos

Meio ambiente

Dia mundial da Água discute matriz energética

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

O Dia Mundial da Água, 22 de março, foi criado há 21 anos e seu principal propósito é suscitar debates a cada ano sobre o uso correto deste recurso essencial à vida no planeta. Para 2014, a Onu definiu que o tema será Água e Energia. O Brasil este ano está sentindo com força a importância dessa discussão: os baixíssimos níveis no Sistema Cantareira, que abastece milhões de moradores da capital e região metropolitana, e também o receio de que as hidrelétricas não deem conta de produzir toda a energia necessária no horário de pico no país demonstram que não só o poder público como os cidadãos precisam refletir o futuro da água no planeta.
Não só a geração hidrelétrica demanda água, como também as usinas nucleares e térmicas precisam de recursos hídricos.
A energia na produção e transporte de mercadorias consome igualmente o recurso natural mais importante do planeta. Segundo dados da Agência Internacional de Energia, por exemplo, um aumento nominal de 5% do transporte rodoviário no mundo até 2030 poderia aumentar a demanda por água em até 20% do recurso utilizado na agricultura, devido ao uso de biocombustíveis. Outro dado da ONU aponta que cerca de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar a água para o consumo das pessoas. Além disso, os recursos hídricos são utilizados para a geração de energia geotérmica, que é uma alternativa para energia em países com escassez de água.
O Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2012, da Agência Nacional de Águas (ANA) diz que o País possui cerca de 1.000 empreendimentos hidrelétricos, sendo que mais de 400 deles são pequenas centrais hidrelétricas (PCH). Até 2011, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aproximadamente 70% dos 117 mil megawatts (MW) da capacidade instalada da matriz energética brasileira eram gerados por PCH, usinas hidrelétricas e centrais de geração hidrelétrica.
O hotsite www.aguasdemarco.org.br reunirá, até o final de março, uma agenda de eventos voltados à discussão sobre o uso da água e sua relação com a energia. A ideia é trazer informações institucionais sobre o tema anual definido pela ONU, um calendário de eventos nacionais, estaduais e locais que tenham como mote a celebração do dia 22 de março, bem como informações sobre o tema das celebrações de cada ano.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados