Siga-nos

Meio ambiente

Dia da Água: onu prega fim do desperdício

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Para produzir um carro, é necessário gastar mais água do que para encher uma piscina. Para produzir uma única folha de papel, são usados mais de dez litros e apenas meio quilo de plástico demanda 91 litros para ser industrializado. Os números são alguns exemplos usados pela Organização das Nações Unidas para demonstrar que quando falamos em preservação da água devemos ter uma visão mais ampla do que simplesmente fechar as torneiras enquanto se escovam os dentes. Todo e qualquer consumo representa gasto de água.
A ONU estabeleceu em 1993 o Dia Mundial da Água e anualmente passou a levantar discussões relacionadas a este recurso indispensável à vida no planeta. Estabeleceu ainda que de 2005 a 2015, celebra-se a Década da Água e este é o último ano em que propõe um amplo debate sobre o tema. Desta vez, o mote é “Água e Desenvolvimento Sustentável”, para que se possa discutir a importância de cada gota em diferentes atividades humanas.
A água é necessária para a saúde das populações, já que é usada para cozinhar, para higiene pessoal e para matar a sede. Estima-se que no mundo, 2,5 bilhões de pessoas não tenham acesso a saneamento básico, de acordo com a ONU.
Outro número impressionante divulgado pela organização é de que a cada semana um milhão de pessoas se mudam para cidades, em todo o planeta – mas 93% desse movimento acontece em países em desenvolvimento e resulta na formação de favelas. A urbanização também demanda água e sistemas antiquados, sem preparo para atender o crescimento populacional em áreas urbanas representa desperdício de água em tubulações.
O processo industrial também tem demandado novas tecnologias para evitar o gasto de água. O resfriamento de peças e artigos eletrônicos tem sido alvo de estudos para redução do consumo de água, como através do “refriamento a seco”. Quando se pensa em crescimento sustentável, é preciso lembrar ainda a produção de energia a partir de fontes hidrelétricas.
Para a produção de comida, a água também é um bem essencial: são gastos nada menos que 15 mil litros para se produzirem dois bifes, levando-se em consideração a criação do gado, abate, transporte…
Por fim, a ONU lembra que água representa a luta por igualdade. Nos países em desenvolvimento, a responsabilidade em coletar água para famílias recai sobre mulheres e meninas: elas gastam 25% do tempo disponível a cada dia nesta atividade.

 

Década da água – 2005 a 2015
ONU encerra este ano série de eventos e debates voltados ao consumo consciente da água no planeta.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados