Siga-nos

Ecourbis

Detalhes fazem diferença na reciclagem

Publicado

em

Separar o lixo em dois, de forma a participar da coleta seletiva na cidade, é muito simples. Todos os itens feitos de material reciclável – papel, vidro, plástico e metal – devem ser colocados, juntos, limpos e secos, em um único saco. O restante – sobras de comida, lixo sujo de banheiro, varrição, restos de poda do jardim, bitucas de cigarro – são rejeitos que formam o lixo doméstico comum.

Depois de separados, basta conferir no site www.ecourbis.com.br/coleta/index.html qual o dia e horário em que é feita a coleta seletiva em sua rua e qual a data da coleta comum. Aí, basta colocar cada tipo de material no máximo duas horas antes da passagem da equipe de coletores e pronto! Sua família já desempenhou um importante papel social na cidade, ajudando a mantê-la mais limpa, a evitar enchentes, a reduzir a pressão sobre os aterros sanitários e a proteger o meio ambiente de forma mais ampla, fazendo com que os itens recicláveis voltem à economia na forma de novos objetos. Sem falar que ainda contribuiu socialmente, porque a coleta seletiva hoje representa fonte de renda para muitas famílias de catadores.

Mas, embora o processo seja realmente muito simples e fácil de tocar cotidianamente, sempre há alguns detalhes que deixamos escapar ou nos geram dúvidas. Veja aqui algumas dicas importantes na hora de separar os materiais que vão para a reciclagem.

Tampinhas e lacres

Além de garantir o sustento de famílias de catadores, a reciclagem de materiais também garante recursos para diversos projetos sociais.

Certamente, sua família já se deparou com pedidos de separação de lacres das latinhas de alumínio ou tampinhas de garrafas pet para doação a entidades beneficentes, projetos assistenciais.

Sim, é possível fazer essa opção e contribuir com o trabalho dessas organizações não governamentais. Nesse caso, o ideal é separar uma caixa ou mesmo uma garrafa pet para ir armazenando os lacres ou as tampinhas e, quando o recipiente encher, entregar para as Ongs.

Mas, se em sua casa todos os itens recicláveis são encaminhados no dia da coleta seletiva, aí o ideal é seguir a dica do Movimento Recicla Sampa, iniciativa das concessionárias de coleta de resíduos domiciliares e de saúde da capital paulista, com apoio institucional da Prefeitura de São Paulo: não separe os lacres nem tire as tampas de recipientes recicláveis: garrafas, potes de manteiga ou requeijão de plástico etc.

Como esses objetos são pequenos, eles podem se perder nas esteiras e mesas onde é feita a separação. Estando juntos aos potes, tudo vai para reciclagem – vale destacar que os lacres são de alumínio como as latinhas bem como as tampinhas são de plástico, mesmo material dos potes. As Ongs que pedem esse tipo de doação vendem esses materiais dessa forma, só preferem os itens porque faz pouco volume e é mais fácil de organizar enquanto doação, até o encaminhamento ao processo de reciclagem.

Economizar água potável

Todo material que passa por processos industriais de reciclagem, para que possa voltar a ser utilizado, será higienizado, lavado.

Mas, é fundamental que as famílias mantenham uma mínima higiene em todas em embalagens e outros materiais que serão encaminhados para a coleta seletiva.

A primeira observação importante é quanto ao papel. E um exemplo do que sempre gera dúvidas nos consumidores é a caixa de pizza ou outras embalagens de delivery de comida. O papelão quando têm contato com a gordura, não pode ser limpo, então deve ser descartado. Assim, no caso da caixa de pizza, por exemplo, o consumidor deve descartar a parte de baixo, que fica impregnada pelas sobras da pizza, e encaminhar para a reciclagem apenas a parte de cima.

Garrafas pet ou de vidro que armazenam azeite ou óleo não precisam ser higienizadas. A limpeza ocorrerá durante o processo de reciclagem e, vale lembrar, esses produtos tem durabilidade e não vão provocar cheiro ruim nas cooperativas ou centrais de triagem.

Já as embalagens cartonadas (Tetra Pak) com leite e sucos merecem um enxágue antes de serem colocadas no saco dos recicláveis. O mesmo vale para potes de produtos alimentícios em geral: molhos, iogurtes, temperos, requeijão, manteiga…

Mas, como evitar o desperdício de água potável nesse processo de higienização básica? A dica é deixar os itens dentro da pia e, na hora da lavagem de louça, ir aproveitando a água usada para enxaguar e ensaboar a louça. Usar uma bacia para deixar os objetos de molho é outra boa dica – quase não dá trabalho, não gasta água e higieniza os itens. Também é possível optar por papel toalha para tirar as sobras de alimentos ou fazer uma limpeza básica nesses itens de plástico, evitando o uso da água potável.

Recicla ou não recicla?

Tem alguns itens que sempre geram dúvidas nos consumidores, quando vão separar o lixo reciclável. Um deles é a lata de Aerossol, usada em desodorantes, por exemplo.

Na capital paulista, elas são de interesse das cooperativas, sim, porque são feitas de alumínio. Mas, demandam alguns cuidados: não devem ser perfuradas – há risco de ferimentos – e nem amassadas. Além disso, como nos outros casos de itens, mantenha as tampinhas de plástico no produto.

Também há muitas dúvidas sobre produtos usados no banheiro e em higiene pessoal. Hastes de algodão, o próprio algodão, fraldas, absorventes, papel higiênico, nada disso deve ser colocado junto aos recicláveis – até porque, lembre-se, a sujeira vai contaminar os itens que são efetivamente recicláveis e não será possível reaproveitar nem mesmo estes, caso estejam sujos.

Escovas de dente e cremes dentais também não são aproveitados pelas cooperativas. Embora até exista um processo de reciclagem para esses itens, ele é muito caro e, por enquanto, não vale a pena. Mas, há alguns consultórios de dentistas e algumas marcas de higiene bucal que recebem os itens como logística reversa. Procure se informar se a marca que usa em casa tem algum programa nesse sentido, caso deseje separar e encaminhar.

Embalagens de produtos de cabelo, sabonetes e outros cosméticos podem, sim, ser encaminhados à reciclagem – em geral, são todos de plástico. Mas, se o produto usado tem alguma finalidade médica, ou seja, se é um remédio ou contém substâncias medicinais, aí não pode ser descartado junto aos recicláveis, na coleta seletiva comum, só em farmácias.

Lâminas de barbear, ainda que sejam aquelas com cabos de plástico, também não devem ser encaminhadas para reciclagem. E tome cuidado ao descartar esse e outros itens perfurocortantes, que podem machucar quem manuseia os resíduos. Uma boa dica é usar uma garrafa pet vazia ou um pote de sorvete para colocar itens no lixo comum. Se possível, coloque também um bilhete informando às equipes de trabalhadores da coleta urbana que ali há itens que podem causar cortes.

Reorganizar a casa?

Durante as férias, muitas famílias costumam reorganizar armários, separar itens para doação. Aqueles que não estão em boas condições, devem ser descartados. Mas, nesse caso, o que pode ir para a reciclagem?

Roupas em mau estado não devem ser doadas nem colocadas como material reciclável. Há algumas redes de loja aceitando esses itens para programas próprios de reciclagem ou descarte correto ambientalmente.

Fotos, papéis adesivados, itens de acrílico ou porcelana, cabos de panelas não são recicláveis. Descarte como lixo comum.

Material escolar – lápis, borracha, canetas, hidrográficas etc – sem condições de uso podem ser encaminhados a fabricantes por uma iniciativa de logística reversa, com taxa de correios paga pelo fabricante. Veja todas as informações em terracycle.com.br.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados