Siga-nos

Cultura

Deolindo e Genoveva: espetáculo fica só até dia 10 no Teatro João Caetano

Publicado

em

Machado de Assis é considerado o maior escritor brasileiro de todos os tempos. Mas, não é tão comum encontrar suas obras nos palcos teatrais do país. Até dia 10 de março, no Teatro João Caetano, entretanto, é possível conferir um espetáculo inspirado em texto de Machado de Assis. O conto Noite de Almirante é o ponto de partida para “Deolindo e Genoveva”, da Cia. Lúdica.
Uma trupe, misto de camelôs e fanfarrões, tendo como chamariz um imenso boneco, se instala numa praça da cidade – denominada “Dom Casmurro” – e, ao som de corneta, bumbo, tarol etc., busca atrair o público para a sua apresentação.
Com grande pompa, anuncia a história de amor de Deolindo e Genoveva em meio a outras atrações artísticas apresentadas ao longo do espetáculo, ou seja, utilizando o conto como fio condutor, a trupe oferece ao público diversas formas de entretenimento, emulando a atuação típica dos camelôs, ciganos, trambiqueiros e contadores de histórias.
Esses personagens oferecem remédios milagrosos, leitura de mão e de cartas, mapas de lote na lua, jogos de azar, sorteios de bugigangas, entre outros, e para tal, lançam mão da narrativa oral, da poesia, de números musicais e circenses.
Em “Deolindo e Genoveva”, a Cia. leva ao extremo a questão do artista dentro do espaço público, do cenário que se compõe e se adapta a partir do espaço proposto e de uma participação intensa do espectador.
A Cia. trabalha duas questões fundamentais: uma artística, elevando o trabalho dos atores por meio de inserções poéticas, literárias, circenses ou de memória (todas trazidas em pesquisa e improvisações dirigidas); outra social, priorizando os espaços nos quais se pode aproximar público e atores, criando um espetáculo que parte da matéria-prima do próprio espectador, valorizando histórias e personagens do povo.
Com classificação etária de 12 anos, o espetáculo tem apresentações às sextas e sábados, 21h, e aos domingos, 19h. Ingressos a R$ 10.
O Teatro João Caetano fica na Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Fones: 5573-3774 e 5549-1744.

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados