Siga-nos

Meio ambiente

Denuncie caminhões com fumaça preta

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

O inverno começou. Nesta época do ano, a dispersão de poluentes, com menos chuvas, é menor e o ar da cidade fica mais carregado. Várias ações podem ser desenvolvidas nesta fase do ano para evitar a poluição do ar e, uma das medidas é evitar que circulem pela cidade ônibus e caminhões que soltam fumaça preta. Já começaram a ser promovidos megacomandos, pela CETESB, em todo o Estado e quase 1400 caminhões foram autuados por emitir fumaça preta acima dos padrões legais. A multa é de R$ 1.162,20, mas nas reincidências, os valores são dobrados, até atingir R$ 17.433,00.

Mas, o que muita gente não sabe é que o cidadão pode participar deste trabalho para evitar que circulem veículos poluentes, em todo o Estado de São Paulo. Basta denunciar na página da Cetesb – www.cetesb.sp.gov.br – ou pelo telefone 0800-113560 (ligação gratuita).

É preciso ter alguns dados em mãos, para denunciar por telefone ou preenchimento na internet: placa do veículo, local, município, data e hora da ocorrência e espécie (ônibus, caminhão, carro etc). Quem faz a denúncia, se preferir, pode receber retorno posterior do resultado de sua denúncia.

O proprietário denunciado recebe uma notificação para ajustar o veículo. E os que são flagrados podem ter o valor da primeira multa pode ser reduzido em 70%, desde que se comprove que houve a sua reparação em uma oficina pertencente ao Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel – PMMVD.

 

Advertisement
3 Comentários

3 Comments

  1. Rodrigo

    28 de outubro de 2018 at 13:06

    Gostaria de transparecer a falta de profissionalismo de um caminhoneiro que ao deixar seu veículo estacionado em uma rua que atrapalha a saída de veículos de menor porte sair de suas garagens e até mesmo trafegar pela rua, quando não está viajando, ao funcionar seu veículo durante o dia, a buzina fica sendo acionada de maneira repetitiva incomodando os moradores que residem nas proximidades do local estacionado, falta de bom senso e profissionalismo do mesmo na minha opinião…

    • Jornal Zona Sul

      30 de janeiro de 2021 at 13:12

      Ligue 156 para fazer a denúncio

  2. Ralf Lessa de Vasconcellos Brandão

    22 de agosto de 2020 at 17:50

    o denunciante precisa se indentificar ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados