Siga-nos

Saúde

Dentista pode tornar sono tranquilo

Publicado

em

Aparelho simples e de custo acessível pode evitar ronco e apneia, melhorando qualidade de vida

Se você respira pela boca, ou ronca durante a noite, a solução pode estar em um tratamento odontológico. A dra. Lanie Bueno de Camargo, formada pela USP, é uma dentista do sono. “Engana-se quem pensa que roncar seja apenas uma circunstância incômoda”, diz ela. “O problema afeta mais de 40% dos homens e 30% das mulheres adultas, e tende a agravar-se com a idade e com o ritmo da vida atual”.
A solução pode estar num aparelho simples, de custo acessível e feito sob medida para cada boca. “O aparelho é indicado para quem tem ronco ou apneia leves ou moderados”, segundo a dentista. “Só se usa à noite, para dormir, como se fosse um óculos. E dura em média quatro anos, com revisões semestrais para ajustes”.
O ronco é o principal sintoma de uma doença grave chamada SAHOS (Sindrome da Apnéia e Hipopneia Obstrutiva do Sono) que, se não tratada, pode levar a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e cerebrais.
A apneia ocorre quando há obstrução parcial ou total da passagem de ar e pode repetir-se várias vezes durante a noite. “Pode acontecer sem que a pessoa saiba, diminuindo a qualidade do sono e podendo resultar em fadiga, sonolência diurna excessiva, irritabilidade, sintomas depressivos, ansiedade, dores de cabeça”, alerta a dra. Lanie.
Prevenir não tem idade
Crianças também podem apresentar ronco ou apnéia, quase sempre associados a problemas de conformação bucal, como palato estreito, ou muito alto. “Geralmente são crianças com respiração bucal, síndrome de atenção, síndrome das pernas inquietas e, hoje em dia, obesidade”, explica a dentista.
Do sono ao sorriso
A especialista procura ter uma visão holística sobre a vida e a saúde, e logo de início especializou-se em ortodontia. “Dificuldades de fala, mastigação e respiração são exemplos de casos em que a Ortodontia pode atuar, melhorando a qualidade de vida”, diz ela. “O tratamento ortodôntico pode transformar a vida de alguém, por meio de um sorriso bem alinhado, que traz beleza e equilíbrio ao rosto”.
Para construir o melhor sorriso possível, a Dra. Lanie também aprofundou seus conhecimentos em estética bucal. “Um clareamento a laser, indolor; facetas de porcelana, atualmente com preços bem razoáveis, resgatam a autoestima de qualquer um!” E ela não parou por aí. Depois dos cursos sobre apneia do sono, ela está fazendo pós-graduação em medicina tradicional chinesa.
“A boca não é só dentes e lábios”, conclui a doutora. “Atrás da boca nós temos uma pessoa, que tem sensibilidades, vergonhas, medos, prazeres e dores. Quando um dentista, que é um profissional da saúde, olha uma boca com atenção, ele pode ver o ser humano integral”.

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados