Siga-nos

Segurança

Delegacias da região não atendem mais flagrantes

Publicado

em

Só flagrantes resultantes das investigações da Polícia Civil continuam sendo efetuados cotidianamente

Muita gente deixa de registrar ocorrências por dois motivos principais: demora excessiva para elaboração do boletim, na delegacia, e descrédito no trabalho investigativo desenvolvido pela Polícia. Mas, a promessa do governo do estado é que essa situação mudou por completo, desde segunda-feira. Foi expandido para todas as delegacias da capital um novo sistema de gestão. Para o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima, o projeto “é um divisor de águas na Polícia Civil”.

A principal novidade é que os flagrantes feitos pela Polícia Militar não são mais levados às delegacias, e sim somente às recém criadas Centrais de Flagrante, nas Seccionais. Isso quer dizer que bandidos capturados durante a prática de crimes, crianças e jovens flagrados em atos infracionais ou procurados da Justiça capturados não são levados aos distritos policiais. Em geral, esses registros de flagrantes em delegacias levavam muito tempo e atrasavam todos os demais atendimentos. Sem falar que mobilizavam equipes da polícia civil e dificultavam o trabalho investigativo.

“Há ainda outra alteração importante: os plantões são definidos com grande antecedência, garantindo mais qualidade de vida ao policial”, comenta o delegado titular do 35o. D.P., dr. Genésio Léo Jr. No caso do Jabaquara a população já vinha sentindo mudanças antes mesmo da implantação do novo sistema de gestão da Secretaria de Segurança Pública. “Havíamos reorganizado a delegacia para que os policiais militares tivessem um espaço reservado para os flagrantes e também criando uma área especial para o registro eletrônico das ocorrências mais simples, com orientação de policiais civis”, relembra. “Somente temos recebido elogios”, diz ele, referindo-se à população que busca a delegacia.

“Acreditamos piamente que esse novo formato irá contribuir para  aumentar nossa perfomance em relação as Prisões tanto em Flagrante quanto Cautelares, em decorrência da melhoria na qualidade das Investigações e dos Inquéritos Policiais que também  passarão a ter melhores resultados”, diz ele. Léo explica que haverá equipes focadas unicamente no atendimento especializado ao público e outras atuando exclusivamente nas investigações.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados