Siga-nos

Coronavírus

Dá para se preocupar com o visual na quarentena?

Publicado

em

Por Rose Inoki e Michelle Ceródio, do salão Cut&Color
(Rua Caramuru, 431 – Praça da Árvore)

Durante a quarentena, siga e entre em contato com a gente pelas redes sociais: facebook.com/cutscolor e instagram.com/cutcolorh

Muita gente está trabalhando em casa, inclusive com hangouts e videochamadas. Outras tantas estão paradas, em completa quarentena. Seja qual for sua situação, uma coisa é certa: é preciso se cuidar. Cuidar-se não só para manter a imunidade em alta e evitar o contágio da nova Covid, mas para manter a autoestima em alta, sentir-se bem, pois isso também eleva nossa autoproteção não só para a Covid 19, mas para qualquer doença ou quadro clínico que pode se aproveitar quando estamos frágeis.

Como isso é possível? Nós, que trabalhamos com salão de beleza, sabemos que muitos homens e mulheres gostam de manter a aparência em dia, cuidar de cabelos, unhas, pele semanalmente. Assim, temos algumas dicas para quem quer se cuidar em casa.

Quem está trabalhando em casa e não estava habituado a isso, pode estar se atrapalhando com os horários – cuidar da casa, das crianças, da família, do trabalho, tudo ao mesmo tempo, não é nada fácil, mesmo. Mas, é preciso se lembrar que nada disso será possível se não cuidar de si mesmo, antes. Então, reserve um horário para os cuidados pessoais. Um bom banho, hidratar a pele e os cabelos, limpar bem as unhas e, por que não?, usar uma maquiagem, uma roupa confortável mas bonita! E, claro, lave a mão várias vezes ao dia!

Siga, também, algumas dicas importantes da Sociedade Brasileira de Dermatologia para esse momento, com mitos e verdades:

Água e sabão diminui o tempo de vida do novo coronavírus? É VERDADE

Essa é a principal forma de desinfectar a pele em geral. Portanto, intensifique a lavagem, principalmente, do rosto, mãos e braços.

É necessário retirar toda a barba? É MITO

Retirar a barba facilita a limpeza e higiene na região, no entanto, não é preciso raspá-la. O importante é redobrar a limpeza e higiene da pele e pelo da área com água e sabão.

O álcool em gel 70% é um importante aliado na prevenção? – É VERDADE

Sim, porém, apesar da eficácia, seu uso em excesso resseca a pele. Faça uso apenas quando não for possível lavar as mãos e o braço com água e sabão.

Pode-se usar qualquer tipo de álcool na pele para a prevenção? – É MITO

A SBD orienta utilizar o álcool em gel 70% medicinal e nunca o de limpeza doméstica. Receitas caseiras também não funcionam.

Existe uma ordem para passar os produtos de cuidados com a pele? – É VERDADE

Siga o passo a passo: 1- álcool em gel 70% medicinal; 2- hidratante; 3- protetor solar; 4- repelente; 5- cosméticos.

Tratamento com isotretinoína oral para acne grave não deve ser suspenso? – É VERDADE

Não há, até o momento, relação de uso do medicamento em pacientes com acne e riscos de infecção ou de alteração na evolução do microorganismo causador da Covid-19. Portanto, atualmente, orienta-se a manutenção do tratamento em curso.

Devo cortar o cabelo ou andar sempre de cabelo preso? – É MITO

Essa é uma orientação válida para os médicos que, geralmente, colocam a mão no cabelo e, após, na máscara. Para a população a medida não possui eficácia. O importante é manter os fios limpos.

Manter as unhas curtas previne a contaminação? – É VERDADE

Cortar as unhas, pelo menos neste momento, facilitará a limpeza, principalmente na parte de baixo, onde é difícil de higienizar adequadamente. Unhas muito longas, sejam naturais ou artificiais, comprometem a limpeza total das mãos, umas das principais regiões do corpo que entram em contato com superfícies.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados