Siga-nos

Meio ambiente

Cupins: uma praga urbana?

Publicado

em

Os cupins eram importantes na preservação da floresta, mas devastação mudou quadro

Dias quentes começam a tomar conta da cidade de São Paulo neste início de primavera. Com eles, vêm as revoadas de siriris, aqueles mosquitos atraídos pela luz e que invadem as casas no final de tarde. Mas, o que muita gente não sabe é que, na verdade, estes animas são cupins, que após perderem as asas podem se infiltrar nos imóveis das casas e provocar estragos. Aliás, não são só os cupins desta espécie que são considerados pragas urbanas: o parque do Ibirapuera e regiões vizinhas são, por exmplo, alvos constantes de um tipo mais perigoso de cupins: os subterrâneos.

A infestação por cupins pode ter se tornado uma praga urbana, mas isto é resultado da ação do homem, que acabou com as florestas e infestou o território com construções. O cupim, que até então era um importante ator na preservação ambiental, já que se alimentava de troncos caídos e folhas secas, precisou se adaptar e passou a atacar árvores saudáveis e móveis ou estruturas de madeira dos imóveis. E vale lembrar que este inseto não transmite doenças ao homem.

De acordo com biólogos do setor de combate a pragas do Instituto Biológico para combater o ataque por cupins em residências, é fundamental inicialmente descobrir qual a espécie que está atacando árvores ou móveis.

O Instituto Biológico, aliás, é bastante procurado por pessoas que querem identificar o tipo de cupim que infesta um condomínio ou jardins, por exemplo. Para isto, é preciso levar uma amostra do inseto. A procura tem crescido tanto que o Biológico vende até um boletim técnico com informações sobre cupins e atende a população através de email ou pessoalmente, em sua sede na Vila Mariana.

Paralelamente, criou ainda um Laboratório especializado em pragas urbanas que presta vários serviços, como o estudo do grau de infestação, cursos para profissionais que atuam no ramo de controle de pragas, atendimento a produtores de plantas ornamentais, engenheiros agrônomos, paisagistas etc… Estes serviços são pagos e o valor custeia a continuidade das pesquisas.

O Instituto, que é ligado à Secretaria de Estado da Agricultura, fica na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 -Vila Mariana. Informações sobre controle de pragas pelo telefone 5087-1768. Consulte www.biologico.sp.gov.br/bol_cupins.php

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados