Siga-nos

Urbanismo

Crescimento de bairros será discutido na revisão do Plano Diretor Estratégico

Publicado

em

Há moradores indignados com o excesso de prédios em construção na região, especialmente em bairros da Vila Mariana. Consideram que o excesso pode ser prejudicial – faltam vagas para estacionar, o trânsito fica complicado, a estrutura de água, esgoto, iluminação e gás encanado pode se tornar obsoleta e insuficiente… Até sol pode faltar às residências térreas e sobrados vizinhos aos prédios. E este é apenas um dos temas que pode ser discutido em audiências de revisão do Plano Diretor, que começam a ser realizadas, em sua segunda fase, neste fim de semana.

Outros temas estão relacionados às normas em discussão. Em que ruas pode ou não haver comércio, casas de shows, bares? Em que bairros faltam equipamentos de cultura e lazer, ou mesmo prédios habitacionais para estimular a geração de empregos ou a revitalização urbana? Grande parte dos problemas atuais da cidade derivam da falta de planejamento do passado e também da falta de observância de leis muitas vezes contraditorias ou ultrapassadas. O Plano Diretor pode modificar – para melhor ou pior – este quadro e por isso a participação da população é essencial.

A revisão do PDE foi dividida em quatro etapas. Na primeira, foram realizadas avaliações temáticas e participativas com o intuito de avaliar os resultados negativos e positivos do Plano Diretor Estratégico. Nas próximas etapas haverá a sistematização das propostas e das contribuições recebidas. Na última etapa, será realizada uma devolutiva e discussões públicas da minuta do projeto de Lei.

Tanto na Vila Mariana quanto no Jabaquara, as audiências desta segunda etapa serão promovidas em 22 de junho.

A de Vila Mariana será no Colégio Arquidiocesano e acontece entre 9h e 17h. Os participantes podem contribuir de forma ativa, segundo a assessoria de imprensa do órgão, com sugestões e dicas para reorganização dos espaços dos bairros de Vila Mariana, Saúde e Moema.

Já no Jabaquara, o encontro acontecerá no CEU Caminho do Mar, à Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5.241, das 9h às 15h.

Além disso, as propostas também poderão ser encaminhadas pelo canal eletrônico: http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br

Para acompanhar as últimas notícias e transmissões ao vivo, basta acessar a agenda de atividades, baixar os arquivos de apresentações e de leis usadas em oficinas e audiências, visite a o site especial da revisão participativa.

 

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Walter

    11 de junho de 2013 at 17:43

    O trânsito já está caótico na região, imagina quando todos os prédios ficarem prontos.

    Na região onde moro contei 18 prédios entre lançamentos e em andamento.

    É de se pensar mesmo, que estamos chegando ao CAOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados