Siga-nos

Meio ambiente

Cresce proteção aos animais no estado de são paulo

Publicado

em

VOCÊ SABIA!

O Estado de São Paulo não terá mais testes feitos em animais para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. A proibição partiu de um projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa e que agora foi sancionado. O texto, entretanto, não proíbe testes em animais pela indústria farmacêutica. De acordo com ambientalistas, a conclusão é de que hoje é perfeitaemnte possível evitar o uso de animais em experimentos, no ensino, e em cosmetologia. Só no Estado de São Paulo, concentram-se 600 das 2.300 indústrias de cosméticos existentes no Brasil. A expectativa é de que a medida possa ser estendida para todo o país,
Em países da Europa, a legislação é ainda mais rigida. Lá, desde março do ano passado, é proibida também a venda de qualquer cosmético que contenha ingredientes testados em animais.
Desde março de 2013, não se pode mais vender na Europa qualquer cosmético com ingredientes testados em animais, graças a uma proibição da União Européia.
O tema passou a ser discutido no paralmento paulista dias depois da invasão por ativistas dos direitos dos animais do Instituto Royal, em São Roque, com o resgate de cães da raça beagle e coelhos de suas dependências, usados em pesquisas de medicamentos.
No final do ano passado, foi também discutida a criação de um Programa Estadual de Destinação e Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, para ampliar a proteção e a conservação da fauna, e para combater e reprimir o tráfico ilícito e o comércio ilegal de animais silvestres. Nos últimos dez anos, só no Estado de São Paulo, quase 200 mil animais silvestres foram apreendidos ou resgatados pela Policia Militar Ambiental.
O programa estabelece procedimentos para recepção e destinação de animais silvestres que venham a ser apreendidos, resgatados ou entregues espontaneamente. Além disso, foi criado um programa para identificar os animais, de modo a controlar e rastrear a fauna silvestre no Estado por sistema eletrônico.
A maioria dos as animais silvestres apreendidos ou resgatados pela Polícia Ambiental são aves. De acordo com o BirdLife International, o Brasil é o quarto país no mundo em número de aves ameaçadas devido a super exploração, o que inclui aves capturadas para servirem como animais de estimação.
Vale destacar que a compra ou venda de animais silvestres, bem como a retirada deles de seu habitat natural é considerada crime ambiental em todo o país.

 

Testes foram proibidos
E grupo foi criado para controlar comércio de animais silvestres

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Emilly Abreu Dias

    9 de dezembro de 2018 at 9:57

    Esse periquito parece com o meu que se chama Francisco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados